Porto Alegre celebra 250 anos e terá roda-gigante de 66 m

img1
Cidade ganhará mais um equipamento que qualifica a orla do lago Guaíba, também chamado de rio, onde já existe uma infraestrutura revitalizada

Porto Alegre completa 250 anos de fundação neste 26 de março de 2022 . A Prefeitura da cidade aprovou, nesta quarta-feira (23), o projeto de implantação de uma roda-gigante de 66 metros de altura, na Orla do Guaíba. A expectativa é que a atração seja instalada no Parque da Harmonia, em um ponto com vista para o pôr do sol. 

Além da altura e da vista, a roda-gigante terá um painel circular de lâmpadas leds, junto ao centro da estrutura, em ambos os lados. Assim, a atração também mudará a paisagem com sua visualização  em destaque à noite.

O contrato de concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) e Trecho 1 da Orla do Guaíba prevê pelos próximos 35 anos que a gestão e operação dos espaços serão feitas pela concessionária Gam3 Parks.

Point movimentado 

Ainda não há previsão de início das obras do novo equipamento, mas a orla do Guaíba, que foi revitalizada, já é um dos points mais visitados da cidade e ganhará mais visibilidade. 

Tendo passado por intervenções urbanas, a Orla do Guaíba recebeu o nome de Parque Jaime Lerner, autor do projeto de revitalização. 

O local, que fica onde está a Usina do Gasômetro, é bastante extenso e dispõe de terminal turístico e ancoradouro, restaurante sobre a água, quadras esportivas, pista de skate - a maior da América Latina - e academia ao ar livre.

No passeio público se pode contemplar o famoso pôr do sol da região e observar jardins aquáticos.

A orla do Guaíba ainda tem diversos pontos qualificados. O trecho novo, da Usina do Gasômetro até o Beira Rio - estádio do Internacional - soma mais de 6 km.

Na região da orla restaurada do Lago Guaíba, há construções históricas, como o Theatro São Pedro e a Igreja Nossa Senhora das Dores, de 1813, ou os espaços culturais Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Casa de Cultura Mario Quintana.

A programação do aniversário de 250 anos da capital porto-alegrense  será toda especial até 1o de abril. Mas a comemoração será durante todo ano.