46,6 mil no CE trocaram de operadora no 1º trimestre de 2021

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A maioria das transferências de janeiro a março foi realizada por usuários de telefones móveis 41,29 mil (89%). Os demais, 5,35 mil (11%), possuíam telefones fixos

A portabilidade numérica é uma facilidade que possibilita ao cliente dos serviços de telefonia fixa e móvel manter o número do telefone, independentemente da operadora do serviço a que esteja vinculado. Com isso, quando não há nenhum contrato de fidelização, pode haver vantagem em mudar de operadora,

No Ceará, somente no primeiro trimestre deste ano, houve a efetivação de 46,65 mil solicitações de portabilidade numérica. Os usuários de telefones fixos respondem por 5,35 mil (11%) transferências e os de móveis, por 41,29 mil (89%).

Transferências

Desde 2008, no Brasil, usuários de telefonia móvel e fixa podem migrar de operadora sem alterar o número de identificação dos acessos. No primeiro trimestre, mais de 67,03 milhões de transferências foram realizadas no País.

Os dados são da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), entidade Administradora da Portabilidade Numérica.

Desde setembro de 2008, quando o serviço passou a ser oferecido no País, até o dia 31 de março de 2021, foram efetivadas 18,63 milhões (28%) de migrações por usuários de telefones fixos e 48,40 milhões (72%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.

No Ceará, desde que a portabilidade numérica passou a fazer parte dos serviços telefônicos dos DDDs 85 e 88 os usuários desta área realizaram 1,21 milhão ações de portabilidade numérica. O equivalente a 403,49 mil (33%) solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos e 806,73 mil (67%) para telefones móveis.  

Para fazer a portabilidade

Para realizar o processo da portabilidade numérica o usuário deve procurar a operadora para onde ele quer migrar e fazer a solicitação. Conforme o regulamento do serviço, entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua migração, estão:

- Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo;
- Comprovar a titularidade da linha telefônica;
- Informar o número do documento de identidade;
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa jurídica;
- Informar o endereço completo do assinante do serviço;
- Informar o código de acesso;
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.

A operadora para a qual o usuário deseja migrar fornecerá um número de protocolo da solicitação a fim de que ele possa acompanhar o processo de transferência. O modelo de portabilidade numérica no Brasil determina que as migrações só podem se efetivar dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

Prazos – O tempo de transferência para efetivação da portabilidade numérica é de três dias úteis ou após esta data, se o usuário preferir agendar.

Para desistir da portabilidade numérica, o usuário tem dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração.