53 mil usuários de telefonia trocaram de operadora no Ceará

celular
Em 13 anos, desde que foram autorizadas as mudanças de operadoras sem alteração de número, o Ceará ultrapassa 1,31 milhão trocas

O consumidor encontra na portabilidade numérica a possibilidade de buscar nova operadora de telefonia, obviamente avaliando as vantagens e benefícios da troca, até mesmo para pagar menos, por exemplo.

No trimestre de julho a setembro, foram efetivadas no Ceará 53,05 mil solicitações de portabilidade na telefonia. Os usuários de telefones fixos respondem por 5,93 mil (11%) transferências e os de móveis, por 47,12 mil (89%).

De acordo com a apuração, entre os telefones atendidos pelo DDD 85-88, a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), aponta que em 13 anos foram autorizadas as mudanças de operadoras sem alteração de número ultrapassando 1,31 milhão trocas. O equivalente a 415,15 mil (32%) solicitações foram feitas por usuários de telefones fixos e 896,33 mil (68%) para telefones móveis.

Brasil

No País, desde setembro de 2008, quando o serviço de portabilidade numérica passou a ser oferecido no País, até o dia 30 de setembro de 2021, foram efetivadas 19,36 milhões (27%) de migrações por usuários de telefones fixos e 51,98 milhões (73%) a partir de iniciativa de titulares de números de terminais móveis.

Terceiro trimestre

Considerando apenas o terceiro trimestre de 2021 (julho a setembro), a ABR Telecom apurou que 2,15 milhões de trocas de operadoras foram concluídas no País. Nesses três meses, 343,26 mil (16%) migrações foram feitas por usuários de terminais fixos e 1,80 milhão (84%) demandadas por titulares de telefones móveis.

Prazos

A partir do momento em que o usuário solicita a transferência de operadora comunicando à empresa para onde deseja migrar, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário quiser agendar. Caso o usuário desista da migração e decida permanecer na operadora que presta o serviço, dispõe de dois dias úteis, após a solicitação de transferência, para suspender o processo de migração em andamento.

Para fazer a portabilidade numérica

Entre os critérios que devem ser observados, no momento de solicitar transferência de operadora, o
regulamento da portabilidade numérica orienta:
- Informar à operadora de telefonia que recebe o pedido, o nome completo
- Comprovar a titularidade da linha telefônica- Informar o número do documento de identidade
- Informar o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda, no caso de pessoa
jurídica
- Informar o endereço completo do assinante do serviço
- Informar o código de acesso
- Informar o nome da operadora de onde está saindo.