Panetones são consumidos em 52,4% dos lares brasileiros

img1
Produto é mais procurado pelo público A/B de 40 a 49 anos e o gasto médio é de R$ 25,34

Os panetones começam a dar as caras nos supermercados cearenses e em todo o País. Além de ressaltar a chegada e o clima de preparação para o Natal, o doce de origem italiana exerce, há muitos anos, um papel importante na sociedade. Ele é consumido em 52,4% dos lares do País, principalmente pelo público A e B, mas também entre as classes C, D e E.

Presença nos lares

De acordo com o estudo e dados levantados em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi), os brasileiros gastam, em média, R$ 25,34 em panetones e consomem aproximadamente 440 gramas do produto por ano. O público que mais procura o item natalino tem entre 40 e 49 anos.

Lanche da tarde

Ainda segundo pesquisa realizada pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, a iguaria faz muito sucesso nos lanches da tarde, uma vez que está presente em 29,7% dessas refeições. Vale a pena destacar que, nesse aspecto, o panetone supera guloseimas e receitas tradicionais do País, como outros doces e pães, que representam 8,9% dos itens usados na alimentação vespertina.

A versão tradicional – feita com uvas-passas e frutas cristalizadas – segue como a favorita do público. Entretanto, as recheadas estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros. Prova disso é que registraram um aumento considerável de 5 pontos percentuais entre os períodos de novembro de 2018 a janeiro de 2019 e novembro de 2020 a janeiro de 2021.