Ação do Outubro Rosa acontece no Grande Bom Jardim.

rosa
O objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama no que se refere às recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença e fortalecer prevenção à Covid-19

O Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 no Grande Bom Jardim e demais Periferias de Fortaleza no âmbito do projeto Iniciativas Comunitárias executado pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada - NArTE do CCBJ promove nos dias 18 e 19 de outubro, ações educativas em apoio ao Movimento Outubro Rosa.

O objetivo é divulgar informações sobre o câncer de mama no que se refere às recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, como também fortalecer as medidas de prevenção à Covid-19.

Programação

Nesta segunda-feira, dia 18, membros do Comitê e arte-educadores percorrerão as ruas José Martins e Edson Martins, no corredor entre as ruas Três Corações e Barra Vermelha, com concentração a partir das 15h40min, na sede do Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ.

Na ocasião, as atividades de divulgação sobre o auto cuidado preventivo ao câncer de mama e medidas sanitárias contra o coronavírus serão animadas por expressões artísticas, como música, percussão e circo, promovidas pelos arte-educadores do CCBJ/NArTE e do Coletivo artístico e cultural do Siqueira - Quintal Cultural Dona Francisca e Educar Circo Social.

Já na terça-feira, dia 19, a sensibilização acontecerá na comunidade Belém à margem do Rio Maranguapinho, percorrendo as ruas Luminosa, Coronel Fabriciano, Gustavo Barroso e Travessa Mar Vermelho, com concentração às 7h, em frente a Escola São Francisco de Assis. 

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

A ação é apoiada pela Chamada Pública para a seleção de Iniciativas Comunitárias 2021, do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará ( SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Serviço

Segunda-feira, dia 18, a partir das 15h40min.
Saída: sede do Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ
Percurso: ruas José Martins e Edson Martins

Terça-feira, dia 19, a partir das 7h.
Saída: Escola São Francisco de Assis.
Percurso: ruas Luminosa, Coronel Fabriciano, Gustavo Barroso e Travessa Mar Vermelho.