Vozes Femininas são atração do Projeto Palavras dedicado às mulheres

recontar
O Projeto Palavras homenageia o Dia Internacional das Mulheres, 08 de março, com uma programação especial com as vozes femininas da literatura cearense Foto: Lua Oliveira

Dedicado ao mês da Mulher, o Projeto Palavras brinda o público leitor com as novas vozes femininas da literatura cearense, com apresentações especialmente idealizadas para esta temática e, também, recheada de surpresas musicais, muito cordel, recitais e contações de histórias.

A coordenação do projeto continua com uma programação online voltada para as escolas públicas. Os agendamentos de escolas podem ser feitos pelo    (85) 9852.61201.  

Os interessados em acessar a programação online podem acessar o Instagram @palavras.projeto  ou o canal da Casa da Prosa no Youtube.

Contação de histórias

O Projeto Palavras neste mês de março também dedica parte de sua programação à contação de histórias, valorizando sempre as várias expressões da literatura e as várias de incentivo à leitura.

No dia 11 de março, a estreia da programação traz a autora Mara Monteiro, compartilhando sua experiência como escritora e contadora de histórias

Mara Monteiro é autora dos livros “Elora”, “O Jangadeiro e o Mar”, “O Sonho de Luís”, “Em um Quarto Perto da Lua” e “A Filha das Águas”. É sócia fundadora da ONG Casa do Conto, Turismóloga, storyteller e contadora de histórias. É também autora do workshop e palestra - Leitura e Contação de Histórias, da Gestação aos Cinco anos – bem como do workshop: Storytelling na Arte da Comunicação. Além de ministrante de oficinas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

No dia 16 de março, é a vez da cordelista Julie Oliveira narrar sua trajetória como autora, editora, premiada em programas de educação com várias obras. Além de cordelista, pedagoga, produtora cultural e editora, fundou a Ganesha Edições e Produções Culturais e o Coletivo e Selo Editorial “Cordel de Mulher”.

Recital

A apresentação será um recital poético-musical com os cordelistas Julie Oliveira e o músico Patrick Lima. Além das convencionais declamações de cordéis, o momento será embalado por timbres de viola tradicional, aliados também a alguns recursos sonoros digitais mais modernos. No repertório, além dos cordéis autorais, haverá também poemas de outros cordelistas cearenses homenageados.

Julie Oliveira possui 10 livros editados, premiados e distribuídos nacionalmente em programas de educação. Como agente e publisher, possui consolidada trajetória, tendo editado e co editado cerca de 100 títulos, dentre eles o primeiro livro do global Bráulio Bessa intitulado "Poesia com Rapadura", obra esta considerada um best-seller com mais de 100.000 mil exemplares vendidos.

Dia 17 de março, a atriz, professora e contadora de histórias Soraia Falcão se apresenta no Projeto Palavras, trazendo a mescla da arte dramática, a música e a cultura popular retomando a importância da oralidade na difusão literária.

Fundadora do Grupo Recontar, em 2008, atua com sessões de Contação de Histórias Teatralizas, onde as velhas brincadeiras de roda, o trava-línguas e o uso de brinquedos populares são utilizados como elementos complementares para as narrativas, fazendo-se necessário a utilização da música e da dramatização no enriquecimento da compreensão da leitura, não esquecendo de utilizar o livro como veículo principal.

O “Grupo Recontar” tem a proposta de levar ao público a magia da Contação de Histórias, entrando no universo do lúdico e da imaginação através de histórias, estórias, contos, músicas, mamulengos, fantoches, trava-línguas, brincadeiras da cultura popular que figuram no cenário artístico como elementos complementares. Inspirados na cultura popular brasileira, mescla a literatura e arte com a finalidade de divulgação, conhecimento e inserção da leitura e da cultura no cotidiano.

Durante o Projeto Palavras, alguns dos autores irão visitar, virtualmente, as escolas dos municípios de Caucaia e São Gonçalo. Nas quintas-feiras, às 19h, na primeira quinzena do mês, haverá sempre um encontro virtual com escritor aberto ao público.