Assaí estreia na B3 e papéis da companhia salta quase 400%

assai

O Assaí Atacadista iniciou nesta segunda-feira (1º) a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A empresa de atacado de autosserviço, que registrou 30% de crescimento em sua receita bruta em 2020, obteve uma resposta positiva do mercado. Os papéis da companhia entraram em leilão nesta manhã e, ao seu término (por volta das 11h50), tinham alta de quase 400%, cotadas a R$ 73,01.  

Toque da campainha

Para registrar o momento, o presidente da companhia, Belmiro Gomes, e a diretoria executiva do Assaí realizaram um ato simbólico na sede da Bolsa com o toque da campainha no início do pregão.   

"A listagem nos permitirá operar de forma autônoma, com administração separada e foco em nosso modelo de negócio e oportunidades próprias de mercado. Para os investidores, significa investir em um segmento resiliente e em um player competitivo, presente entre as 15 maiores empresas do país e que vem investindo fortemente em expansão", comenta Belmiro Gomes, CEO do Assaí.

"O Assai é a 2ª maior empresa de comércio alimentar do país, apresentando um resultado sólido, ganho de market share e autossustentável em geração de caixa, o que financia a expansão da companhia. Para os 50 mil colaboradores, este momento na B3 é de muito orgulho e um reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por todos", completa.  

Perfil  

O Assaí é um atacado de autosserviço que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Atacadista com taxa de crescimento anual composta nos últimos seis anos de 28,3%, a rede está presente nas cinco regiões do País com 184 lojas distribuídas em 22 estados e no Distrito Federal.

É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. A empresa conta ainda com uma plataforma própria de serviços financeiros, o Passaí, composta por cartão próprio e uma maquininha de cartão de crédito e débito. Em 2020, o Assaí esteve entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand, apareceu em 1º lugar como empresa mais eficiente do varejo no Empresa Mais Estadão e foi a empresa mais admirada do Brasil no voto popular no ranking Melhores e Maiores da revista Exame.