Abrasel: "infecção por Covid19 ocorre em festas e coletivos"

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De acordo com pesquisa encomendada pela Abrasel-CE, nenhum dos 308 clientes que responderam o questionário declarou ter sido contaminado em restaurantes que frequentam. A pesquisa foi apresentada nesta quarta-feira (17) Foto: Divulgação

Dentre os clientes contaminados pela Covid19, de acordo com pesquisa encomendada pela Abrasel Ceará, 50% afirmaram ter sido em festas fora do local de domicílio, e 21% em transportes coletivos.

A pesquisa ouviu clientes e funcionários de restaurantes em Fortaleza, com realização de entrevistas diretas, por meio de questionário, em uma amostra de 108 restaurantes, dos 352 registrados pela Abrasel.

Constatação

Com base nas informações levantadas, de acordo com a Abrasel-CE, "nenhum dos 308 clientes que responderam o questionário declarou ter sido contaminado em restaurantes que frequentam. Além disso, os 10% de funcionários dos restaurantes que declararam ter sido contaminados em seu local de trabalho têm o mesmo percentual de contaminação dos clientes em seus respectivos locais de trabalho. A contaminação é a mesma, tanto em funcionários quanto em clientes".

Conclusões

Na amostra, 66,3% dos entrevistados são clientes e 33,7% são funcionários de restaurantes em Fortaleza; 43,48% são do sexo masculino e 56,52% do sexo feminino. A faixa de idade dos entrevistados está concentrada na faixa de menos de 44 anos de idade. Quase 80% declararam não ter contraído Covid-19.

Dentre os 20,29% que afirmaram ter sido contaminados, 50% dos clientes afirmaram ter sido em festas fora do local de domicílio; 21,16% em transportes coletivos; 10% no local de trabalho; 8,5% em festa familiar; 8% em visita a hospitais e clínicas; e em casa 2,34%.

Já os funcionários dos restaurantes afirmaram ter sido contaminados em transporte coletivo (36,60%); em casa (23%); em visita a hospital e clínica (12%); em festa fora do domicílio (10%); no próprio restaurante onde trabalha (10%) e em festa familiar (8,40%). 

Metodologia

A metodologia utilizada foi a de amostragem aleatória estratificada em dois estágios: o primeiro de restaurantes; o segundo estágio de amostras de 110 funcionários e 308 clientes. A margem de erro prevista para esta pesquisa é de cinco pontos percentuais (para mais ou para menos) com um nível de confiança de 95%.