Ponte dos Ingleses: ícone da Praia de Iracema em reforma

ponte
Com investimento de R$ 4,1 milhões, a obra de reparo estrutural da Ponte dos Ingleses está sendo executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e deve ter duração de seis meses Foto: Divuolgação

As estruturas de ferro e concreto se transformaram em pura poesia no mar de Fortaleza. E agora, a Ponte dos Ingleses está sendo restaurada. Um espaço que dará mais vida às nossas tardes e ao turismo.

A Prefeitura de Fortaleza está realizando as obras de reparo estrutural da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, que passará por diversas melhorias em toda a sua infraestrutura para oferecer mais segurança para os frequentadores do local e permitir, novamente, o funcionamento do espaço.

Recuperação

As intervenções visam recuperar todos os pilares e vigas do equipamento, que há anos sofre com a ação da maresia e corrosão.

Os serviços incluem a ancoragem da edificação, a concretagem das ferragens, além de manutenção preventiva e de restauro. Nesta primeira frente de obra, as equipes trabalham na retirada dos quiosques existentes e de todo o madeiramento antigo da ponte que possui, aproximadamente, 2.369 m² de área, espaço que deve receber uma laje em concreto, que irá substituir o atual piso em madeira. A escolha do material tem como objetivo dar mais durabilidade, resistência e evitar manutenções periódicas.

Investimentos

Com investimento de R$ 4,1 milhões, a obra de reparo estrutural da Ponte dos Ingleses está sendo executada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e deve ter duração de seis meses. Após esse período o Governo do Estado do Ceará deve iniciar, por meio da Secretaria do Turismo e da Superintendência de Obras Públicas (SOP), as obras de requalificação da ponte, com a implantação de piso industrial, guarda-corpo e quiosques.

Sobre a ponte

A Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, foi inaugurada em 1921 e durante muitos anos se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da Capital, sendo a escolha favorita para apreciar o pôr do sol e golfinhos que nadam naquela área do litoral. A última reforma realizada no equipamento aconteceu em 1994 e, desde de janeiro de 2018, o local foi interditado para visitação ao público. Neste ano, a Ponte dos Ingleses completa 100 anos de construção.