BS Design é 1º prédio no CE a receber a certificação Leed Gold

bs
Certificação representa reconhecimento pelo cuidado com que cada etapa do planejamento e construção foi realizado e premia eficiência e sustentabilidade

A BSPAR, do empresário Beto Studart, comemora a certificação Leed Gold para o edifício BS Design. Emitida pelo Green Building Council, a certificação atesta que todo empreendimento obedece a rígidas normas de aproveitamento de material, economia e sustentabilidade em suas áreas comuns, sistema de ar condicionado, estrutura principal, como elevadores, fachadas, entre outros.

A certificação representa um reconhecimento pelo cuidado com que cada etapa do seu planejamento e construção foi realizado. Além disso, premia a eficiência que o empreendimento obtém com a implantação de recursos que trazem segurança, facilidade e garantia de disponibilidade de equipamentos. Nesse sentido, a operação de um empreendimento com tais características ultrapassa o mero processo cotidiano de verificação de registros abertos e luzes acesas, atendimentos de solicitações de usuários e resolução de questões eventuais.

Critérios

Neste tipo de operação evoluiu-se para um sistema de gerenciamento predial que permite o monitoramento e o controle das variáveis técnicas do empreendimento. A chegada de informações com rapidez e precisão fornece ao gestor ferramentas seguras para avaliação, elaboração de estratégias e a possibilidade de rápida tomada de decisões, sempre objetivando a máxima performance do empreendimento aliada aos menores custos operacionais.

Edifícios verdes

Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed) é o sistema de classificação de edifícios verdes mais amplamente utilizado no mundo. Disponível para praticamente todos os tipos de edifícios, o LEED® fornece uma estrutura para edifícios verdes saudáveis, altamente eficientes e econômicos. A certificação LEED® é um símbolo mundialmente reconhecido de conquistas e liderança em sustentabilidade. a 

Etapas

Desde 2014, na concepção do projeto BSDesign, foram feitas adequações para receber o modelo específico de eficiência em construção e projeto. De 2015 a 2020 foram elaboradas ações de construção e projeto para aplicação das diretrizes da certificação Leed.

Desde o canteiro de obra, que devia permanecer sempre limpo e sem prejudicar a vizinhança, sendo aplicados planos de redução de poluição do solo, da água e do ar.  Uso eficiente da água, por meio de um paisagismo adaptado ao clima cearense, proporcionando redução de uso de água potável para irrigação.

Eficiência energética, adotando motores e bombas de alto desempenho e controle e medição de energia. coletas Seletivas em todos os pavimentos do BSDesign e uso de materiais reciclados e regionais em sua construção. Alta qualidade do ambiente interno, por meio de um plano de qualidade do ar no período de construção e um design interno que propicia uma vista para o ambiente externo.

Inovação e Design com 100% uso de lâmpadas de LED e demais ações que fazem do BSDesign um prédio de vanguarda em inteligência, segurança e alto desempenho tecnológico.