Megamarcas de cosméticos se unem pela sustentabilidade

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O objetivo é desenhar em conjunto uma abordagem que vá além das marcas, e dê aos consumidores informações claras, transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental dos produtos

Henkel, L’Oréal, LVMH, Natura &Co e Unilever anunciam uma nova iniciativa de cooperação global, que irá desenvolver coletivamente um sistema voluntário de avaliação e classificação de impacto ambiental para toda a indústria de cosméticos.

O objetivo é desenhar em conjunto uma abordagem que vá além das marcas, e dê aos consumidores informações claras, transparentes e comparáveis sobre o impacto ambiental dos produtos, a partir de uma metodologia comum baseada na ciência. Essas cinco companhias estão estendendo o convite para que outras empresas de cosméticos se juntem a elas nesse objetivo.

Transparência

O novo sistema de avaliação e classificação pretende atender à crescente demanda dos consumidores por maior transparência a respeito do impacto ambiental de produtos cosméticos (incluindo fórmulas, embalagens e utilização). O objetivo é melhorar a informação disponível ao público e permitir que ele faça escolhas mais sustentáveis de consumo.  

Consórcio 

Para isso, um consórcio será criado, aberto a todas as companhias de cosméticos que queiram unir-se a ele e contribuir para o desenho de um sistema que permita aos consumidores compararem produtos dentro de uma mesma categoria. A ambição é que haja uma classificação geral que informe os consumidores sobre o impacto ambiental de cada produto, considerando todo o seu ciclo de vida.  

Engajamento

Essa iniciativa global pretende ser aberta a todas as companhias de cosméticos, independentemente de seu tamanho ou de seus recursos. Outros atores serão informados e consultados durante o processo. 

As cinco companhias que estão se reunindo agora vão somar sua experiência e conhecimento para desenvolver metodologias de avaliação de impacto (como é o caso de Henkel, LVMH, Natura &Co e Unilever), bem como um sistema de rotulagem ambiental e social (conforme o desenvolvido pela L’Oréal). Todas as companhias vão se beneficiar desse trabalho preexistente e estão convidadas a contribuir com sua própria experiência. 

O consórcio também vai contar com o apoio de especialistas externos, incluindo cientistas, acadêmicos e ONGs, para assegurar a contínua consistência de sua abordagem. O trabalho desenvolvido pelo consórcio vai ser publicado e tornado acessível de forma estritamente voluntária, tanto pelos seus integrantes como por outras partes interessadas.

Classificação

O consórcio trabalhará com a consultoria de sustentabilidade Quantis , para garantir uma abordagem robusta e científica desse processo, e que os esforços de construção conjunta da metodologia de avaliação e do sistema de classificação sejam guiados e articulados em torno de:

 
1. Um método comum de mensuração dos impactos ambientais de todo o ciclo de vida dos produtos, apoiado nos princípios da “Product Environmental Footprint” (o método científico da União Europeia para quantificar a pegada ambiental de produtos)  

2. Uma base de dados comum sobre impactos ambientais de ingredientes e matérias-primas usadas em fórmulas e embalagens, assim como da etapa de uso dos produtos.

3. Uma ferramenta comum que permita que cada marca calcule o impacto ambiental de produtos individuais, e que possa ser usada por não-especialistas.

4. Um sistema harmonizado de classificação usando, por exemplo, uma pontuação variando de “A” até “E”, que permita que o consumidor compare facilmente diferentes produtos. A metodologia, a base de dados, a ferramenta e o sistema de classificação serão verificados por entidades independentes.

Serviço

Empresas e associações que queiram saber mais sobre a iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail: contact@ecobeautyscore-consortium.org.