Natura lança LiveShopping e passa a efetuar vendas ao vivo

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Solução de venda em tempo real chega ao Espaço Digital das consultoras da marca e investe em um atendimento virtual personalizado

Pertinho do consumidor, mesmo de forma virtual. A Natura acaba de ampliar seu portfólio de soluções digitais com o lançamento do Natura LiveShopping, ferramenta de compras ao vivo.

A novidade, uma combinação de streaming de vídeo e e-commerce, aposta na interatividade e em conteúdos envolventes para tornar a experiência de venda e compra mais dinâmica e imersiva tanto para as Consultoras de Beleza Natura quanto para seus clientes.   

The Body Shop

Em 2020, a The Body Shop, parte do grupo Natura &Co ao lado de Natura, Avon e Aesop, já havia se tornado a primeira marca de beleza a fazer uma LiveShopping. Agora, o grupo expande a solução no Espaço Digital, dentro do SuperApp das Consultoras de Beleza Natura. Desde abril, a marca conduz um projeto piloto com um grupo selecionado de consultoras e líderes de negócio, muitas já habituadas às interações ao vivo nas redes sociais. O objetivo é expandir a ferramenta para toda a rede com interface e usabilidade simples e intuitiva.

Movimento natural

Segundo Agenor Leão, vice-presidente da Plataforma de Negócios da Natura &Co Latam, a expansão do Natura LiveShopping é um movimento natural na jornada de digitalização da marca, que desde 2012 vem apostando fortemente na ampliação de seu ecossistema digital. Entre os exemplos, o executivo cita o Voice Commerce, serviço de compra por voz por meio do Google Assistente, e o Social Selling, modelo que combina venda direta com redes sociais e que cresceu de forma acelerada com a chegada da pandemia. Na Natura, as vendas digitais tiveram alta de 253% de acordo com resultados do balanço do primeiro trimestre de 2021.

Considerando a marca Natura na América Latina, o número médio de consultoras que compartilham conteúdos aumentou mais de 350%, e os pedidos por meio das mais de 1,3 milhão de lojas virtuais das consultoras na região cresceram 80% na comparação com igual período de 2020.

Consultoras ganham

“O fato de sermos cada vez mais um ecossistema digital cria oportunidades exponenciais para a Natura. Ferramentas como o Natura LiveShopping empoderam as consultoras e melhoram a experiência dos clientes, além de fortalecer o vínculo das relações entre as pessoas, algo que valorizamos muito em nosso negócio. Temos hoje mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, que, em breve, atenderão 20 milhões de consumidores online e que, por sua vez, formarão parte de uma rede de 200 milhões de consumidores no mundo, e que estarão cada vez mais online. E esse potencial é ainda maior quando olhamos para Natura &Co. Juntas, essas quatro empresas têm uma jornada importante pela frente. Nossa capacidade de promover e de compartilhar valor foi ampliada”, finaliza Agenor.

Case da Ásia

Nos últimos anos, as sessões de transmissão ao vivo têm se tornado um fenômeno na Ásia, em especial na China, à medida que os consumidores anseiam por experiências e recomendações personalizadas.

Até março de 2020, o País registrou 560 milhões de pessoas assistindo a programas de compras ao vivo, um aumento de 126 milhões em relação a junho de 2019, segundo um estudo publicado pelo China Internet Network Information Center.

O valor do mercado chinês de compras ao vivo está avaliado em 66 bilhões de dólares, conforme a empresa de pesquisa de mercado iResearch. No Brasil, a tendência avança a passos largos. De acordo com dados do YouTube obtidos pela Revista Exame, a busca por conteúdo ao vivo cresceu 4.900% durante a quarentena.