Natura reafirma compromisso com a economia verde

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“Economia verde pode ser um dos grandes vetores de inovação e oportunidade para sociedade brasileira”, afirma João Paulo Ferreira, CEO do grupo Natura &Co para a América Latina

O presidente da Natura e CEO do grupo Natura &Co para a América Latina, João Paulo Ferreira, reafirmou que é possível conciliar a proteção ambiental com o progresso social e econômico.

 “A economia verde pode ser um dos grandes vetores de inovação e oportunidade para a sociedade brasileira. Não se separa o ser humano da natureza, assim como não podemos separar alguns dos nossos papéis na sociedade, como por exemplo o consumidor e o cidadão. Um ato de consumo pode ser um ato de cidadania", afirmou João Paulo. 

Prosperidade

“A história da Natura comprova que é possível proteger a natureza e gerar prosperidade”, reforçou o CEO. A fala do CEO da megacompanhia do mercado de beleza e higiene pessoal foi  , durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura.

A Natura tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, um de seus pilares de atuação. Em mais de 20 anos de presença na Amazônia, a empresa contribuiu para conservar 2 milhões de hectares de floresta em pé, ao lado de parceiros e por meio do relacionamento com 34 comunidades agroextrativistas da região, abrangendo mais de 7 mil famílias.

Metas

Em 2020, a causa da conservação da Amazônia passou também a integrar as metas do grupo Natura &Co, composto por Natura, Avon, The Body Shop e Aesop. No documento Compromisso com a Vida – Visão 2030, divulgado pelo grupo no ano passado, diversos objetivos de conservação foram traçados, entre eles combater as mudanças climáticas e proteger a floresta. 

Uma das metas é reunir esforços coletivos para garantir o desmatamento zero da Amazônia até 2025. Para alcançar esse compromisso público, a Natura aposta na articulação com outras empresas, organizações e governos.

“Tivemos uma grande preocupação em manter a economia circulando. Muitas de nossas representantes e consultoras perderam os seus empregos e não tinham outra alternativa, se não a Consultoria de Beleza, para prover para as suas famílias. Nossos recursos de digitalização, que trabalhávamos já há alguns anos, se tornaram então essenciais para a relação dessas consultoras com as suas redes de contato”, explica João. 

“Não acredito que o digital substituirá o presencial, são atividades complementares. A digitalização faz com que as consultoras e representantes possam alcançar clientes que jamais atenderiam, em outros Estados, por exemplo”, comenta.

Ferramentas digitais

Para reduzir os impactos negativos na renda das consultoras, o grupo Natura &Co acelerou o desenvolvimento e o aprimoramento de ferramentas digitais, estendeu os prazos para pagamento de boletos de consultoras Natura e representantes Avon, e lançou um fundo emergencial de apoio para aquelas em situação de vulnerabilidade social, incluindo a oferta de serviços de telemedicina e atendimento psicológico. 

Com o agravamento da crise em 2021, o grupo decidiu intensificar seu compromisso social no combate à pandemia com a doação de R$ 30 milhões para iniciativas no Brasil e na América Hispânica.

Conectar

O valor inclui a destinação de R$ 4 milhões para o Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras),  criado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e que já conta com a adesão de mais de 1,8 mil municípios para acelerar a imunização da população, em complemento aos contratos firmados pelo governo federal no âmbito do Plano Nacional de Imunização. O valor será destinado à compra de insumos hospitalares e vacinas contra a Covid-19, quando disponíveis.