"A Nova Gestão" é novo livro de Eduardo Gomes de Matos

img1
O economista e empresário desvenda os princípios da gestão na nova economia e a preparação das organizações para enfrentar o futuro pós pandemia

Eduardo Gomes de Matos, economista, empresário e sócio fundador da Gomes de Matos Consultoria, vai lançar seu novo livro, intitulado "A Nova Gestão". A obra  é baseada na análise do modelo de gestão atual, que ainda é fundamentado em uma lógica antiga, herdada da era industrial.

Segundo Eduardo, não dá para pensar no futuro com a cabeça de hoje. "Não dá para usar os mapas atuais para chegar a destinos novos e desconhecidos", afirma. Assim, nasce a Nova Gestão! A publicação apresenta os princípios da nova economia que permitirá que se implemente práticas de gestão e prepare sua empresa para qualquer futuro.

 Ideias

Para isso, o livro primeiro sintetiza e integra uma série de ideias e práticas que estão sendo utilizadas pelas empresas de maior sucesso neste novo cenário mundial. Organizações Exponenciais, Organizações Teal, Teams of teams, Ambidestria, Plataformas, Disrupção, Lean Startup, Organizações Ágeis e outras ideias foram reunidas para trazer ao leitor o que há de melhor e mais atualizado no mundo da gestão empresarial.

Insights

"Nós combinamos estes insights em um modelo integrado que guiará líderes para reinventar suas organizações. Depois, identificamos algumas das mais inovadoras e bem-sucedidas organizações em diversos lugares do mundo: China (Alibaba, Huawei, Tencent), Estados Unidos (Amazon, Facebook, Tesla, Microsoft, Netflix, Apple), Brasil (Magalu, Nubank, XP Investimentos etc.) e fizemos uma imersão profunda em cada uma delas para conhecermos como elas estão se reinventando para vencer”, explica.

Compreensão

A meta foi estudar a lógica e os princípios por trás das suas práticas. O escritor relata que pesquisou as causas dos grandes fracassos empresariais (Blockbuster, Kodak, Omega, etc) para buscar entender quais foram as razões destes fracassos e saber como evitá-los. Para completar a obra, e tão importante quanto os outros pontos,  somou-se a experiência de mais de trinta anos atuando como consultor empresarial, assessorando empresas de portes variados a elevarem o seu patamar de desempenho, a serem competitivas e longevas.

"Nós queremos ajudar líderes de todas as organizações (grandes ou pequenas) a captar e observar mudanças e desafios, unir pessoas pelo propósito, inspirar pessoas, inovar continuamente, interpretar sinais, antecipar-se e adaptar-se para entregar resultados", completa.