Lilium projeta venda de 220 aviões a jato à Azul por US$ 1 bi

lilium
Lilium e Azul pretendem entrar em negociações para construir uma rede eVTOL exclusiva no Brasil com início previsto para 2025 Foto: Lilium

A alemã Lilium anunciou acordo comercial de US $ 1 bilhão e aliança estratégica com a brasileira Azul. O acordo prevê a venda de 220 aviões a jato, por até US $ 1 bilhão, para que a Azul opere em toda a rede.

Alta velocidade

A Lilium planeja trabalhar com a Azul para transformar radicalmente o transporte regional de alta velocidade em um País que recebe cerca de 100 milhões de passageiros aéreos domésticos por ano e é atualmente um dos principais mercados mundiais de helicópteros civis e aviação executiva.

Co-branded

Combinando o profundo conhecimento da Azul sobre o mercado brasileiro com a plataforma única de aeronaves eVTOL da Lilium, as empresas planejam negociar os termos para o estabelecimento de uma rede co-branded no Brasil.

Operação a partir de 2025

Como parte do acordo comercial, a Lilium pretende vender 220 aeronaves para a Azul operar em toda a rede prevista para começar em 2025 por um valor agregado de até US $ 1 bilhão. A aliança estratégica e pedido de aeronaves com a Azul permanecem sujeitos à finalização dos termos comerciais das partes e da documentação definitiva a respeito.

A Azul esperaria operar e manter a frota de jatos Lilium, enquanto a Lilium forneceria uma plataforma de monitoramento da saúde da aeronave, baterias de reposição e outras peças de reposição personalizadas. A Azul também espera apoiar a Lilium com os processos de aprovação regulatória necessários no Brasil para a certificação do Lilium Jet e quaisquer outras aprovações regulatórias necessárias.

A Lilium planeja operar em várias regiões em 2025, oferecendo às pessoas a oportunidade de viajar mais rápido do que as alternativas existentes de alta velocidade e com emissões de operação zero. Espera-se que os planos de lançamento da Lilium no Brasil forneçam receita incremental significativa, juntamente com os planos de lançamento de rede anunciados anteriormente na Europa e nos Estados Unidos.

Inserção em mercados carentes

Daniel Wiegand, cofundador e CEO da Lilium disse: “A Azul trouxe viagens aéreas convenientes e acessíveis para mercados carentes nas Américas e isso os torna um parceiro ideal para Lilium. Estamos entusiasmados em trabalhar com a equipe experiente da Azul para implantar uma rede eVTOL de marca conjunta no Brasil. Também estamos entusiasmados em dar as boas-vindas a Gabrielle Toledano e Henri Courpron ao futuro Conselho de Administração da Lilium NV, onde fortalecerão nosso Conselho com sua experiência operacional e financeira. ”

John Rodgerson, CEO da Azul, disse: “A Azul é a maior companhia aérea doméstica do Brasil em termos de cidades atendidas e partidas diárias. Nossa presença de marca, nossa rede de rotas exclusiva e nosso poderoso programa de fidelidade nos fornecem as ferramentas para criar os mercados e a demanda para a rede de jatos Lilium no Brasil. Assim como fizemos no mercado doméstico brasileiro nos últimos 13 anos, esperamos novamente, agora com a Lilium Jet, trabalhar para criar um mercado totalmente novo nos próximos anos. ”

David Neeleman, presidente da Azul, disse: “Desde a fundação da Azul, há 13 anos, o mercado de aviação brasileiro dobrou, com a Azul capturando quase 60% do crescimento. Sabemos como criar e fazer crescer novos mercados e, mais uma vez, vemos uma grande oportunidade de mercado trazendo o Lilium Jet para o Brasil. ”

Sustentabilidade

A visão da Lilium é criar um modo sustentável e acessível de transporte regional de alta velocidade. Usando o 7-Seater Lilium Jet, um jato elétrico vertical de decolagem e pouso, com capacidade de liderança, baixo ruído e alto desempenho, a Lilium está construindo uma rede de transporte e serviço para pessoas e mercadorias. Trabalhando com líderes aeroespaciais, de tecnologia e infraestrutura, as operações comerciais estão planejadas para serem lançadas em 2024.

A forte equipe de mais de 650 da Lilium inclui aproximadamente 400 engenheiros aeroespaciais e uma equipe de liderança responsável por entregar algumas das aeronaves de maior sucesso da história da aviação. Fundada em 2015, a sede e as instalações de fabricação da Lilium estão em Munique, Alemanha, com equipes baseadas na Europa e nos Estados Unidos. Para saber mais, visite www.lilium.com .

Maior do País

A Azul é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas e oferece cerca de 700 voos diários para mais de 110 destinos. Com uma frota operacional de mais de 160 aeronaves e mais de 12.000 tripulantes, a Azul possui uma rede de mais de 200 rotas diretas.