Camocim: área destinada à atividade pesqueira vai a leilão

img1
O futuro cessionário do equipamento deverá investir R$ 15 milhões na área ao longo dos 20 anos de contrato Foto: Ricardo Botelho 

Mais um equipamento da União passará às mãos da iniciativa privada. O vencedor do leilão online da área destinada a atividades pesqueiras de Camocim será conhecido no dia 13 de setembro.

20 anos de contrato

Em processo conduzido pela Companhia Docas do Ceará (CDC) e com edital anunciado oficialmente nesta sexta-feira (13), em São Paulo, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o futuro cessionário deverá investir R$ 15 milhões na área ao longo dos 20 anos de contrato. 

Do total de 6.542,44m2, 1.236m2 dispõe de benfeitorias, sendo um armazém com área de 1.020,00 m2 e um prédio da administração com área de 216,00m2.

A utilização da área deve atender às necessidades básicas do setor produtivo de pesca, considerando a vocação para a qual a sua estrutura foi concebida. O canal de acesso à referida área mede 100 metros de largura e 2 metros de profundidade e a amplitude da maré é de 3 metros. 

O atracadouro possui um comprimento linear de 142 metros, com uma largura de 7,8 metros para atracação de embarcações. O trecho mais antigo da área tem 90 metros e o trecho novo, construído em meados de 2009, tem 52 metros.

Polo pesqueiro

Apontado como o principal polo na região, a instalação da CDC em Camocim é de um equipamento que vem gerando grande expectativa entre os empresários do setor pesqueiro, tendo em vista sua localização privilegiada para pesca. A estrutura do local foi pensada para abrigar áreas de comercialização, armazenagem, câmaras frigoríficas, manuseio e triagem de pescado, fábrica de gelo, reservatório para 300 mil litros de água, combustível, auditório e vestiários, além de área para ampliação do cais e da estação de efluentes.

A área está distante 366 km de Fortaleza. Seus municípios limítrofes são Bela Cruz, Bitupitá, Acaraú, Granja e Chaval, e é banhado pelo Oceano Atlântico. A cidade está localizada a 4 metros acima do nível do mar, distante 274 km, em linha reta, de Fortaleza, possui área de 1.504 km2 e apresenta topografia relativamente plana.