Retrospectiva: Fecomércio-CE mantém forte atuação em 2021 

feco
Instituição esteve em diálogo constante com o governador Camilo Santana com o intuito de defender o comércio Foto: Júnior Panela

O ano de 2021 veio para mostrar que para seguirmos com a missão de defender os empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo, é preciso empenho, trabalho e, acima de tudo, coragem para enfrentar todos os desafios.

Foi justamente com essa ideia em mente que Luiz Gastão Bittencourt reassumiu em maio a presidência do Sistema Fecomércio. Seu retorno trouxe mudanças rápidas e importantes, além de acelerar projetos estratégicos.

O presidente assumiu, por exemplo, sua posição no comitê de enfrentamento ao Coronavírus. E, logo ao chegar, já solicitou ao Governo do Estado a ampliação do horário de funcionamento do comércio em geral

Diálogo

Além disso, o Sistema Fecomércio esteve em diálogo constante com o governador Camilo Santana, sempre com o interesse em defender o comércio. Ele e Gastão estiveram presentes na assinatura e entrega do projeto de lei que institui o Programa Mais Empregos Ceará. A iniciativa permite ao Governo do Ceará subsidiar 50% do salário mínimo para empresas que contratarem novos trabalhadores no segmento de comércio e serviços.

Articulações

As articulações institucionais e políticas também foram pauta da instituição. Encontros com prefeitos e autoridades foram realizados ao longo do ano, sempre com o objetivo de consolidar ou criar parcerias que ampliem as ações do Sistema Fecomércio. Foi assim também com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

O Sistema Fecomércio realizou apoio e esteve presente em diversos eventos.  Representada pelo presidente Luiz Gastão Bittencourt, diretores e presidentes de sindicatos, a instituição participou do 36º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio. Também marcou presença na Abav Expo 2021, feira de turismo realizada pela Associação Brasileira da Agência de Viagens, no Centro de Eventos, e no 5º Ceará Global, evento online que teve como destaque os clusters de negócios do Ceará, as oportunidades para o comércio exterior e a atração de investimentos para o Estado.  

Em dezembro, foi apresentado o balanço do Sistema Fecomércio de 2021 e os projetos para o próximo ano durante coletiva de imprensa no Senac Reference. O momento também marcou o encerramento da campanha do Mesa Brasil Sesc 20 anos. Foram homenageadas as 40 empresas que mais contribuíram com o programa ao longo desses 20 anos.

Escola de Gastronomia

Além disso, no dia 15 de dezembro, houve a inauguração da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, parceria do Governo do Estado com o Sistema Fecomércio. No espaço, que possui 4 mil metros quadrados, serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Já estão sendo ofertadas oficinas e visitas guiadas na unidade. A partir de janeiro, o Senac vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é de dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.   

E, por meio do Sesc, o equipamento também conta com uma unidade do restaurante da rede, que oferece refeições nutritivas e de qualidade a preços acessíveis. A instituição também vai realizar uma ação de segurança alimentar, o Sopa Amiga. Todas as ações da Escola vão priorizar e beneficiar as comunidades do entorno do Poço da Draga, Moura Brasil e o próprio centro de Fortaleza.     

As ações realizadas e os resultados conquistados até aqui mostram que, de fato, estamos no caminho certo. Em 2022, seguirá forte na missão de defender o comércio e fortalecer ainda mais as ações da instituição.