Indústria: expansão da Neorubber projeta 700 vagas até 2023

img1
A nova unidade da fábrica recebeu investimento do Governo do Ceará 

A segunda unidade da fábrica de calçados Neurubber, na cidade de Solonópole, foi inaugurada com a presença do governador Camilo Santana. “Minhas maiores preocupações são: superar a crise sanitária que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19, e a outra é gerar empregos com carteira assinada. Por isso estamos aqui entregando um novo galpão industrial. Atualmente, cerca de 500 pessoas trabalham na empresa, mas a expectativa é aumentar mais ainda a quantidade de postos de trabalho”, ressaltou o governador.

A nova sede da fábrica de calçados é a segunda instalada em Solonópole. As unidades fabris produzem sandálias de borracha para diversas marcas brasileiras. Com previsão de aumento de 700 empregos diretos até 2023, a Neurubber de Solonópole emprega atualmente cerca de 500 pessoas, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Perspectiva

A assistente de produção recém-contratada, Maria Raniele Domingos, sempre trabalhou como doméstica. Para ela, não havia perspectiva de outro tipo de emprego se não fosse em casa de família, comércio ou prefeitura. “Hoje estou muito feliz com a fábrica. Aqui eu aprendo todo dia e tenho certeza que só tenho a crescer”, comemorou a assistente de produção.

Produção

“Produzimos de 12 a 15 mil unidades por dia nessa fábrica, algo muito importante porque mostra a força de trabalho dos moradores da cidade. Estamos com 500 empregos diretos, além dos indiretos, e a nossa expectativa é crescer ainda mais, até 2025 teremos mais dois galpões gerando emprego e renda para a população”, disse a gerente administrativa da Neurubber, Litiane Dantas.

O investimento da empresa nessa unidade foi de R$ 6 milhões em máquinas, equipamentos e instalações complementares. O investimento do Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), foi de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

Houve ainda uma contrapartida do município com a doação do terreno, onde está construído o galpão. A prefeita de Solonópole, Ana Vládia Jucá, comemorou a chegada da nova unidade da fábrica. “A parceria com o Governo do Estado está trazendo desenvolvimento para o povo da nossa cidade. São mais empregos e oportunidades com as outras obras que estão por vir”, comentou.

Produtos

A Neorubber foi criada em 2010 e iniciou suas atividades fazendo placas de borracha e solas para calçados. Em 2011, passou a fabricar sandálias de borracha, o que se tornou a expertise da empresa, que hoje trabalha para grandes marcas que atendem todo o Brasil, atingindo um público amplo e variado.

A empresa possui sede matriz no Rio Grande do Sul, uma filial já existente no município de Solonópole e outra em Crateús, esta última anunciada em julho deste ano. Além disso, há operação de empresa sócia em Senador Pompeu, onde opera a Sugar Shoes Indústria de Calçados Ltda.

Na unidade de Solonópole são produzidos injetados (solados e tiras) e com essa ampliação, será incluída a produção de solados de borracha. Esses produtos fabricados serão utilizados na produção de sandálias das unidades do Ceará e Rio Grande do Sul.