Gastronomia e Hotelaria em nova escola; R$ 30 mi investidos

gastro
O espaço, localizado no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Condomínio Panorama Artesanal, vai oferecer cursos a partir de janeiro, iniciando com 40 turmas, totalizando 855 vagas

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, fruto de parceria entre o Governo do Ceará, e o Sistema Fecomércio, inaugurou nesta segunda-feira (20), fruto de um investimento de R$ 30 milhões.

No prédio de 4 mil metros quadrados (m²) serão ofertadas iniciativas de educação profissional e estímulo ao empreendedorismo.

Vagas

A partir de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) vai oferecer capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Infraestrutura. A previsão é dispor de 40 turmas, totalizando 855 vagas.

A solenidade conta com a presença do governador Camilo Santana, de representantes do Sistema Fecomércio, incluindo o presidente, Luiz Gastão Bittencourt, e autoridades locais.

O espaço, localizado no Centro de Fortaleza, onde funcionava o antigo Condomínio Panorama Artesanal, vai oferecer cursos a partir de janeiro e contribuir para o desenvolvimento social da comunidade do entorno. A Federação do Comércio do Ceará ficará responsável pela administração do equipamento e implantação de projetos nas áreas social, cultural, educação e saúde.

Hospedagem

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará terá dois laboratórios de hospedagem: um com ambiente pedagógico simulando recepção e suíte de hotel; e outro com lavanderia e rouparia, simulando ambientes de hotéis voltados para cursos de camareira e hospedagem. A Escola também possui um laboratório de gastronomia com cozinha pedagógica.

Através do Serviço Social Comercial do Comércio (Sesc), o equipamento também terá uma unidade do restaurante da rede. A parceria entre Governo do Ceará e Sistema Fecomércio para a gestão do equipamento foi firmada em dezembro de 2019. A concessão do equipamento é de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. Construída onde operava a antiga sede do Condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel, a Escola foi projetada para receber 600 pessoas.

Cessão por 25 anos

O governador Camilo Santana assinou o termo de cessão de uso do imóvel. A parceria entre o Estado e a instituição será de 25 anos, podendo ser estendida por igual período. No local, serão implementados projetos nas áreas social, cultural, educação, saúde e educação profissional.

A iniciativa vai contar também com a participação do Sistema S, com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A escola fica localizada na Rua Senador Jaguaribe, no Bairro Moura Brasil, em Fortaleza, e possui mais de quatro mil metros quadrados.

“Essa parceria será muito importante para nos ajudar a transformar vidas em Fortaleza e em todo o Ceará. Com certeza, a escola será responsável por mudar o patamar da qualidade dos serviços de hotelaria e gastronomia, além de proporcionar emprego e renda para a população. O prédio também poderá ser utilizado pelos fortalezenses e turistas, já que terá restaurantes e outros serviços com uma vista belíssima para o mar”, citou o governador Camilo Santana.

A Fecomércio ficará responsável pelos tributos referentes ao imóvel e por obter os alvarás, licenças e autorizações necessários para o funcionamento do equipamento. O prédio não pode ser dado como garantia de dívidas e passar para terceiros, total ou parcialmente, sem prévio consentimento do Estado.

Atendimento

A Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará foi construída pelo Governo de Ceará onde funcionava a antiga sede do condomínio Panorama, em frente ao Marina Park Hotel. O equipamento foi projetado para atender até 600 pessoas. Próximo ao local, é possível encontrar pontos importantes para o turismo cearense, como o Centro de Fortaleza, o Passeio Público, o Mercado Central, o Centro Cultural Dragão do Mar, a Catedral Metropolitana.