Sindenergia aborda chegada do hub de Hidrogênio do Ceará

img1
O evento é aberto ao público e trará grandes nomes do setor para abordar o investimento estruturante que aporta US$ 5,4 bilhões no Estado

O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará – Sindienergia-CE e o Sistema FIEC preparam-se para a realização da 9ª Edição do Energia em Pauta. Com um tema de extrema relevância para o momento, o “HUB de Hidrogênio do Ceará”, o evento ocorre na próxima quinta-feira (1°), às 17 horas, de forma virtual, sendo gratuito e aberto ao público interessado, formado, em sua grande maioria, por empresários, profissionais da área, estudantes e demais interessados no assunto.

Como palestrantes, essa edição traz duas mulheres de peso: Monica Saraiva Panik, Diretora da ABH2 (Associação Brasileira do Hidrogênio), e Roseane Medeiros, Secretária Executiva da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará - SEDET. Luís Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE, abrirá o evento e Jurandir Picanço, Consultor da FIEC e Presidente da CSRenováveis/CE, será o moderador. E, para debater com as palestrantes, o Energia em Pauta traz Ansgar Pinkowski, Gerente de Inovação e Sustentabilidade na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro - AHK Rio, e Giovani Machado, Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Investimento

O protocolo de intenções com a empresa australiana Enegix Energy para montar uma planta de hidrogênio verde no Complexo do Pecém, no Ceará, prevê um investimento na ordem de US$ 5,4 bilhões de dólares. O projeto conta também com parceria com o próprio porto, com a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para viabilizar uma estruturação da cadeia produtiva do setor no Estado. 

A ideia é que, a partir desta planta, seja montado no Estado um hub da tecnologia com capacidade de abastecer a indústria local e exportar o produto para vários outros países. Durante o Energia em Pauta serão abordados os assuntos diversos relacionados à essa nova alternativa de energia renovável, da qual o Ceará promete ser um potencial pólo produtor.


Os interessados em participar do 9° Energia em Pauta devem realizar a inscrição por meio do link: https://forms.gle/7gUDVjai8fE5TNYR8 , disponível também nas redes sociais do Sindienergia-CE (@sindienergiaceara).