Hapvida investe na digitalização e comunicação interna

img1
A comunicação segmentada é a aposta diante de 37 mil colaboradores diretos e da necessidade de abranger esse universo por meio de conteúdos específicos

Devido à pandemia, as relações de trabalho também passaram por mudanças. Por isso, o Sistema Hapvida inicia, em breve, um projeto piloto com a startup Flow, por meio do seu programa de aceleração Explora, para implementar um novo sistema digitalizado de comunicação interna pelo RH. 

Este projeto piloto tem como objetivo levar informações segmentadas aos diferentes grupos internos, em função das dimensões superlativas do Sistema Hapvida. 

Megagrupo

Com mais de 37 mil colaboradores diretos e uma rede diversificada de hospitais, clínicas médicas, prontos atendimentos, centros de diagnóstico e laboratórios, a empresa tem necessidade de abranger esse universo por meio de conteúdos específicos para cada setor.

Reside aí o diferencial do Flow que oferecerá uma plataforma e nela o Hapvida poderá disponibilizar conteúdos e treinamentos por meio de um único sistema digitalizado, cujos administradores conseguem recortar os diferentes públicos que desejam atingir e, assim, enviam comunicados específicos para cada um deles.

Ferramenta

"O conteúdo pode ser altamente segmentado. Conseguimos dividir por gênero, idade, departamentos, cargos ou grupos formados por diferentes setores da empresa ou qualquer outra informação constante no banco de dados, inclusive aquelas capturadas por atividades de pesquisa dentro da plataforma. Assim, cada segmento irá receber conteúdo específico ou adaptado para ele”, explica Paula Longo, COO do Flow.

“A comunicação interna digitalizada se tornou ferramenta crucial no momento em que comunicados presenciais em quadros de avisos ou elevadores perderam a utilidade frente à disseminação do home office, assim garantimos a segmentação e ainda o engajamento por meio da gamificação”, acrescenta a executiva.

Para a gerente de comunicação corporativa do Sistema Hapvida, Manuela Colares, ter o apoio de uma plataforma como a do Flow é conseguir crescer na otimização dos resultados e fortalecer o alinhamento das diretrizes e conteúdos da empresa. “Queremos sim oferecer uma comunicação interna efetiva e segmentada e desejamos entregar o relacionamento entre empresa e colaborador em uma única ferramenta. Por meio dela, oferecemos comunicações, treinamentos, serviços de RH, avaliação de desempenho, pesquisa de clima, fazer enquetes, conseguir realizar um reconhecimento gamificado e também acompanhar o nível de engajamento dos colaboradores em nossas ações”, destaca.  

O programa de aceleração Explora, do Sistema Hapvida, selecionou cinco startups que têm como desafios dar escala  a programas de saúde preventiva, gestão e treinamento para  LGPD em gestão de saúde e bem-estar do cliente, melhorar as novas oportunidades a partir dos dados da empresa e criar canal de comunicação e serviços de RH com os colaboradores, este último o caso do Flow.

O Sistema Hapvida

Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. 

Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 201 clínicas médicas, 45 prontos atendimentos, 173 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.