Kuat exalta diversidade regional e busca liderar mercado

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O slogan "Curta seu sabor. Viva seu lugar", que puxa a campanha, valoriza os diferentes pontos do País e suas diferenças Foto: Reprodução

Uma pegada regional, que traz afinidade com cada um dos "Brasis", está começando pelo Nordeste com a nova campanha do guaraná Kuat. A celebração dessa diversidade cultural inicia pelo público nordestino, mas gradualmente as outras regiões serão contempladas.

A marca que possui 23 anos e já foi líder neste nicho no Nordeste quer voltar a ter maior proximidade com  essa população e estar novamente no primeiro lugar nas suas escolhas na hora da compra. 

Para além das vendas, a ideia é ter Kuat no centro de um movimento a favor da celebração da diversidade das culturas regionais. O slogan "Curta seu sabor. Viva seu lugar", que puxa a campanha, valoriza os diferentes pontos do País e suas diferenças.

"Queremos celebrar a pluralidade das culturas regionais brasileiras, que tem tudo a ver com guaraná, mantendo nosso tom irreverente e divertido”, ressalta Pedro Abbondanza, diretor Sênior de Marketing da The Coca-Cola Company, detentora do Kuat. 

Ceará

O Nordeste possui mais de 300 mil pontos de venda que serão pulverizadores do produto e sua nova mensagem. No Ceará, o objetivo é buscar a liderança do mercado neste nicho mais uma vez.

Cidinha Favero, gerente de Marketing da Solar Coca-Cola, destaca o aspecto da campanha pelo cuidado de legitimar o consumidor, a comida regional, suas festividades e entendendo que o Nordeste é muito plural. A expectativa é que a nova Kuat esteja em todos os PDV's do Nordeste até o fim deste mês.

Criação

Criada pela Gana, agência recém-chegada ao mercado com liderança e equipe 100% preta, a campanha usa elementos regionais fortes, a exemplo de cheiros, gostos, lugares, comidas e músicas, para se conectar com as pessoas de cada região. Trança nagô, cuscuz, viola caipira e Festa de São João são alguns dos temas mencionados na primeira fase do projeto, que homenageia os nove estados do Nordeste.

“Esse primeiro movimento da marca não é uma campanha sobre o nordeste, mas uma exaltação sobre nove estados diferentes, cada um com seu gostinho e particularidade. Trouxemos o conceito convidativo: ‘Curta seu sabor. Viva seu lugar’ porque enxergamos e acreditamos nessa pluralidade de viver cada pedacinho desse país”, explica Felipe Silva, CEO da Gana.

“Kuat queria trazer elementos que fizessem referência ao Brasil, e a regiões específicas do País, começando pelo Nordeste. Sem ficar caricato ou estereotipado - a ideia era termos representações honestas que gerassem conexões verdadeiras com os consumidores, de forma que eles pudessem se ver nesses produtos”, conta Bel Andrade Lima, responsável por ilustrar as latinhas. 

Perfil Coca-Cola

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em nove segmentos — refrigerantes, sucos, lácteos, bebidas vegetais, água, águas especiais, água de coco, bebidas esportivas e chás — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria.

Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 57,1 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos.