Fortaleza receberá Festival Internacional de Dança do CBDD

img1
Será o primeiro Festival de Dança no formato presencial após o início da pandemia e contará também com apresentação online Foto: Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do RJ

Seguindo todas as regras sanitárias de combate ao Covid 19, a quinta edição do Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza vai acontecer de 28 a 31 de outubro de 2021, sendo o primeiro Festival de Dança presencial, desde março de 2020 quando iniciou a pandemia do Corona Vírus. O Festival do Conselho Brasileiro da Dança terá também uma versão online, de 18 a 21 de Novembro, com grupos e bailarinos do Brasil e outros países.

Neste ano, contando com o apoio da Rede Cuca de Fortaleza, através da Secretaria da Juventude, O 5º Festival do CBDD Fortaleza é uma mostra competitiva de dança e tem início dia 28 de outubro, no Theatro José de Alencar (TJA). 

Já nos dias de 29 a 31 de outubro, mais de 130 grupos passarão pelo palco do Teatro Rio Mar Fortaleza. O evento é realizado pela professora, coreógrafa e produtora cultural Janne Ruth, que já realiza há 22 anos o Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, um dos maiores e mais importantes festivais do Brasil.

Abertura

A abertura no dia 28, no TJA, será às 14h com as Competições do GPID - Grand Prix Internacional de Dança, uma competição independente e de alto nível dentro do Festival, em duas categorias: de 11 a 15 e de 16 a 29 anos. Cada bailarino apresentará um Solo Contemporâneo e uma variação de repertório. 

Essa competição será isolada das demais e garantirá prêmio em dinheiro, artigos de roupas, convite para abrir o Fendafor 2022, com passagem aérea, hotel, alimentação e cachê. A partir das 18h inicia oficialmente as competições do Festival internacional do CBDD de Fortaleza. O Resultado dessa competição “GPID” será somente no domingo no Teatro do Shopping Rio Mar Fortaleza.

Inscrições

O Festival está com inscrições abertas: o presencial tem o prazo limite até o dia 6 de outubro; o online está com o término das inscrições marcado para o dia 20 de outubro para postar os vídeos e prazos de pagamento até o dia 6 de Novembro de 2021.

O Festival conta com 17 convidados, 5 internacionais e 12 nacionais. Esses professores e mestres serão responsáveis por avaliar os bailarinos, ministrar cursos e audições, dentre eles, o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, o diretor da Focus Cia de Dança, Alex Neoral (RJ), o premiado  Sérgio Lobato(RJ), ex diretor artístico da Escola de Teatro e Dança Bolshoi do Brasil, de Katty Houlis, representante do Youth America Grande Prix, além de outros mestres conhecidos da dança nacional como Monique Paes (SP), Adriana Assaf (SP) e Victor Ciattei (RJ).

Produção

O Festival do CBDD Fortaleza é mais uma produção da professora, coreógrafa e produtora cultural Janne Ruth, uma das grandes mestres da dança e cultura no Brasil, que realiza há mais de duas décadas o Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza.

Serviço:

De 28 a 31 de Outubro de 2021

no Theatro José de Alencar e Teatro Rio Mar Fortaleza.

Informações e inscrições pelo site: http://festivalcbddfortaleza.com.br/

Instagram: @festivalcbddfortaleza