Festival da Lagosta anima turismo nas praias de Icapuí

lAGOSTA
A 14° edição do festival acontece de 19 a 28 de novembro de 2021, no formato de circuito gastronômico, nas praias do município

O tradicional Festival da Lagosta, que anualmente acontece em Icapuí, no Litoral Leste cearense, está chegando. A 14° edição acontecerá de 19 a 28 de novembro de 2021 no formato de circuito gastronômico nas praias do município. 

Além da degustação da lagosta, principal atrativo, o evento contará com oficinas, apresentações musicais, uma exposição e regata de jangadas. Toda a programação respeitará os protocolos sanitários adotados no período.

A previsão, segundo os realizadores, é de que sejam consumidos no evento cerca de 400kg de lagosta, adquiridos junto à comunidade pesqueira de Icapuí, fomentando a economia local.

Além dos pratos à base de lagosta, os 21 estabelecimentos também participarão da Mostra Paralela de Gastronomia Tradicional, com pratos variados que fazem parte de seus cardápios. Aos fins de semana, de sexta a domingo, os locais serão animados com apresentações artísticas e todos eles serão identificados com a marca do Festival. 

Cultura  

A abertura oficial será no dia 19, às 18h, na Oh! Linda Pousada, na Praia de Redonda, com a presença de parceiros, representantes dos restaurantes participantes e atrações culturais.

No sábado, dia 20, pela manhã, também na Redonda, acontecerá a tradicional Regata de Jangadas. O XIV Festival da Lagosta é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTUR), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e da Secretaria do Turismo do Governo do Estado do Ceará. Apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult-CE), por meio da Lei nº 13.811 de 16 de agosto de 2006, do Banco do Nordeste e do Governo Federal. Agradecimento: Coca-Cola.

Para evitar aglomerações, o Festival da Lagosta promove um Circuito Gastronômico, por restaurantes e barracas de oito praias de Icapuí: Ponta Grossa, Redonda, Barreiras, Requenguela, Vila Nova, Olho d’Água, Tremembé e Praia do Ceará, obedecendo o limite do número de pessoas permitidas em cada estabelecimento de acordo com as regras definidas nos protocolos sanitários.

Participação

Participam do Circuito Gastronômico do Festival da Lagosta 21 estabelecimentos, entre barracas de praias, restaurantes de pousadas e restaurantes de rua. Cada um disponibilizará em seu cardápio pelo menos um prato à base de lagosta, proporcionando ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com a iguaria. Na compra de cada prato do cardápio do Festival da Lagosta, o cliente ganha 1 Coca-cola (KS 290ml ou lata 350ml), sem açúcar, conforme a disponibilidade do estabelecimento.

Serviço

XIV Festival da Lagosta – De 19 a 28 de novembro de 2021, em praias de Icapuí, Ceará. Informações: associacaogdtur@gmail.com. Instagram: @festivaldalagostadeicapui. Facebook: GDTurIcapui