Finlândia é o País mais feliz dentre 150; Brasil figura em 38º

frio
O relatório indica que países têm ênfase na expectativa de vida saudável, PIB per capita, apoio social em tempos de dificuldade, baixa corrupção e alta confiança social. Brasil longe dos 20 primeiros Foto: Freepik

O Brasil sempre foi considerado um país se população feliz, mas isso vem se deteriorando. Além de entrarmos no terceiro ano de pandemia e agora com uma guerra que também nos afeta, os problemas econômicos e sociais impactam com força as pessoas, sobretudo de menor renda. 

Onde está a maior felicidade em 2022? De acordo com o ranking da Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia foi escolhida como o país mais feliz do mundo, seguida por Dinamarca, Islândia, Suíça e Holanda.  O Brasil só aparece no 38º lugar. Em 2021, figurávamos em 41º.

O levantamento é da ONU (Organização das Nações Unidas), em sua décima edição , marcando o Dia Internacional da Felicidade, que transcorreu neste domingo (20). 

O que leva a felicidade

Mas o que conta para o nível de felicidade? O relatório indica que países têm muito boas pontuações em todos os fatores analisados, sobremaneira na expectativa de vida saudável, PIB per capita, apoio social em tempos de dificuldade, baixa corrupção e alta confiança social.

Além disso, conta muito a vida em uma comunidade onde as pessoas cuidam umas das outras, são solidárias e generosas. Também é considerada a liberdade para tomar decisões importantes na vida.

O Relatório Mundial da Felicidade classifica a percepção global em mais de 150 países ao redor do mundo, é divulgado todos os anos pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os estatísticos baseiam o ranking em dados da Gallup World Poll e vários outros fatores, incluindo níveis de PIB e expectativa de vida.

Lembrando que a Finlândia faz fronteira com a Rússia, que ficou em 80º lugar no ranking. A tristeza e felicidade morando perto. marcando uma realidade sombria em tempos de guerra: o país mais feliz ao lado de um dos mais infelizes. A Rússia ficou em 80º lugar na lista.

Mais tristes

Além dos países mais felizes do mundo, o relatório também analisou os lugares onde as pessoas estão mais tristes. O Afeganistão foi classificado como o país mais infeliz do mundo, com Líbano, Zimbábue, Ruanda e Botsuana completando os cinco piores.

Confira

Os 20 países onde há mais felicidade:

Finlândia
Dinamarca
Islândia
Suíça
Holanda
Luxemburgo
Suécia
Noruega
Israel
Nova Zelândia
Áustria
Austrália
Irlanda
Alemanha
Canadá
Estados Unidos
Reino Unido
República Checa
Bélgica
França

Brasil (38º)