Luiz Gastão é reeleito para presidir a Fecomércio-CE até 2026

gastaoo
Dos 34 sindicatos aptos a votar, 20 compareceram, tendo Gastão recebido 19 votos

Luiz Gastão Bittencourt foi reeleito presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), em eleição realizada neste sábado (9), na sede da entidade.

Dos 34 sindicatos aptos a votar, 20 compareceram, tendo Gastão recebido 19 votos. Com o resultado, Gastão será reconduzido para o mandato no quadriênio 2022/2026.

Seguindo o regulamento eleitoral da Federação, a votação inicialmente ocorreu das 8h às 14h. Compareceram no período 20 sindicatos, não atingindo então os 70% de quórum necessário para encerrar o pleito. Desta forma, a Comissão Eleitoral realizou uma segunda convocação, das 18h à 0h, agora sendo exigida a presença de 50% do total de eleitores aptos. Com 19 votos, Luiz Gastão Bittencourt foi reeleito para o cargo.

Desafios

“Ficamos felizes com esse voto de confiança recebido mais uma vez. É uma vitória não do Luiz Gastão, mas da democracia sindical, que pôde exercer mais uma vez sua voz. Partimos agora para novos desafios, como seguir o processo de interiorização da Federação. Nossa meta é fazer uma federação cada vez mais transparente, solidária e com a participação de todos”, afirmou o presidente Luiz Gastão.

Nova gestão

O mandato tem início no próximo 30 de maio, que findará em 29 de maio de 2026. Além de Gastão, foram eleitos os diretores:


1º Vice-presidente: José Cid Sousa Alves do Nascimento 
2º Vice-presidente: Luiz Fernando Monteiro Bittencourt
3º Vice-presidente: Sérgio Braga Barbosa
4º Vice-presidente: Giovan de Oliveira
5º Vice-presidente: Benoni Vieira da Silva
6º Vice-presidente: José Gilson Ribeiro de Alencar Parente
7º Vice-presidente: Paulo Bezerra de Souza
8º Vice-presidente: José Eliardo Martins
9º Vice-presidente: Francisco Bento de Souza
10º Vice-presidente: Atualpa Rodrigues Parente Filho

Manifesto

A chapa Renovação e Libertação considerou nula a votação doa dia 9 de abril. Segundo manifesto do grupo "as eleições da Fecomércio-CE devem ocorrer, segundo seu Estatuto e o sincronismo sindical das entidades que fazem parte do sistema nacional do comércio, entre os dias 24 e 29 de abril. No ano de 2014, a eleição ocorreu no dia 24 de abril, uma segunda-feira; o pleito de 2018 aconteceu em 27 de abril, uma sexta-feira".

Ainda conforme a chapa, "Neste sábado (09/04) à noite, aconteceu uma votação marcada ontem à noite, com base numa suposta decisão de quinta-feira à noite. Essas decisões visam, tão somente, esconder dos cearenses e dos sindicatos o julgamento da auditoria do Conselho Nacional do Sesc, que ocorrerá no próximo dia 19 (terça-feira)".