Sindiverde realiza Exporecicla 2021 dia 4 de novembro

img1
O tema do evento, que será online, é o desenvolvimento humano dentro do processo da sustentabilidade. As palestras serão transmitidas pelo You Tube

O mundo mudou. A pandemia transformou a rotina das pessoas e promoveu uma transição para um futuro sustentável e inclusivo.  É nesse contexto que o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos, Domésticos e Industriais no Estado do Ceará – Sindiverde realiza, nesta quinta-feira, 4 de novembro, a Exporecicla 2021, em formato online. O evento tem a parceria da FIEC, Sebrae e Governo do Estado do Ceará.

Neste ano, quando o sindicato comemora a 11ª edição do evento, o foco será o desenvolvimento humano dentro do processo da sustentabilidade e a programação de palestras abordará temas relevantes ao setor, tais como reciclagem, reutilização de materiais, economia circular, educação ambiental e inovação ligada à sustentabilidade. A transmissão em tempo real permite a integração de um número muito maior de pessoas em diversos lugares.

Cartilha do Reciclador

Nesta edição, o evento contará ainda com transmissão na língua brasileira de sinais, o que reforça o compromisso do Sindiverde com a propagação do processo de sustentabilidade. 

Além disso, o Sindiverde fará o lançamento da Cartilha Reciclador Consciente, campanha de conscientização da importância de não comprar produtos de origem duvidosa e de combate a ideia de que Reciclador é receptador.

Sobre o Sindiverde

Criado em 1998, é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e conta hoje com 60 empresas associadas, ligadas à indústria de reciclagem, incineradoras, consultoria ambiental, transformação e usinas de aterro. Desde 2018, o Sindicato tem como presidente o empresário Mark Augusto Lara Pereira.

Palestrantes:

André Comaru - Formado pela Academia Lixo Zero Brasil, filiada à era Waste Alliance. Fundador da ONG Australiana Be Happy Music Club e foi um dos vencedores do Prêmio Sereia de Ouro 2020. Ativista socioambiental e idealizador do coletivo Nossa Iracema, que tem a missão de desenvolver e implementar soluções criativas e eficazes para a proteção e preservação do Oceano e empoderar comunidades locais e povos originários para geração de economia circular sustentável.

Laiz Herida - Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É CEO da HL Soluções Ambientais e da startup Econexões, possui 16 anos de experiência na área ambiental, com elaboração de estudos e assessoria técnica para regularização ambiental de empreendimentos no Brasil.

Alcileia Sena de Farias – Há 12 anos atua na coordenação e execução das práticas de Responsabilidade Social realizadas pelas empresas do setor de Energias Renováveis atuantes no estado do Ceará. Atualmente é coordenadora do Núcleo ESG- Environmental, Social and Governance na FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, instituição com quase 1.500 colaboradores que atende cerca de 15.000 indústrias de diferentes portes e diversos ramos de atuação.

Saulo Ricci - Fundador e CEO da Coletando Soluções. É formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, possuí 17 anos de experiência em grandes multinacionais e há oito promove inovação atuando como Especialista em Economia Circular e Gestor de Coleta de Resíduos com a Coletando.

Fabrício Soler - Sócio da Felsberg Advogados, é especialista em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental; Coordenador do MBA Executivo em ESG e Impact da Trevisan Escola de Negócios e Exame Academy. Atua como professor na UFSCar, PUC, ESA OAB/SP, CEDIN, CERS, entre outras; É consultor da ONU para o Desenvolvimento Industrial e da Confederação Nacional da Indústria para estudos em resíduos. Mestre em Direito Ambiental pela PUC, MBA em Infraestrutura pela FGV e especialista em Gestão Ambiental também pela USP. Organizador do Código dos Resíduos, autor do livro Direito dos Resíduos Jurisprudência e coautor da obra Gestão de Resíduos, o que diz a lei.

Serviço

Programação:

4/11 – Quinta-feira

9h - Abertura

(Com a presença de representantes da Enel, Cagece e o Delegado Geral da Polícia Civil, Sérgio dos Santos).

10h – “A Importância da reciclagem para a saúde planetária na década dos oceanos” - André Comaru (CE)

11h – “Diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio” – Laiz Herida (CE)

14h – “Princípios ESG para uma economia circular sustentável” - Alcileia Sena de Farias (CE)

15h – “Coletando.org: Logística Reversa” - Saulo Ricci (SP)

16h – “Responsabilidade Compartilhada do Setor Empresarial” - Fabrício Soler - (SP)

Serviço

Data: 4/11 – Quinta-feira

Local: Auditório Fiec
Endereço: Av Barão de Studart, 1320

Transmissão pelo canal do Sindiverde no Youtube