Eve formaliza o processo de certificação do eVTOL na Anac

img1
Os veículos voadores da Eve, empresa da Embraer, vem aí.  A formalização do processo de certificação do eVTOL é um passo importante em direção à certificação do veículo para mobilidade urbana

A Eve UAM, uma empresa da Embraer, formalizou junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o processo para obtenção de um Certificado de Tipo para o projeto do eVTOL (do inglês, Electric Vertical Take-off and Landing). Com isso, a Eve oficializa o compromisso perante a Agência de demonstrar cumprimento com os padrões técnicos internacionais e requisitos de aeronavegabilidade obrigatórios para a certificação.

Aeronave

O eVTOL seguirá o processo de obtenção do Certificado de Tipo de aeronave classificada como “categoria normal”, considerando requisitos aplicáveis estabelecidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil e outros requisitos adicionais acordados com a ANAC. 

A Eve, com o apoio da Anac, dará continuidade às interações com as principais autoridades aeronáuticas estrangeiras, formalizando em breve o processo de validação do Certificado de Tipo de acordo com a sua estratégia global de negócio.

Futuro da mobilidade

“É um momento importante, que demonstra o compromisso da empresa em desbravar o futuro da mobilidade aérea urbana. O processo que se inicia tem como objetivo alcançar os melhores padrões de segurança, de forma a permitir o acesso do eVTOL ao mercado global. Do ponto de vista da regulação há muito trabalho a ser feito, não somente em relação à tecnologia da aeronave, mas na definição de todo ecossistema. O Brasil tem condições e engajamento para lidar com este desafio”, disse Roberto Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC.

O eVTOL da Eve é uma aeronave de pouso e decolagem vertical totalmente elétrica com emprego de tecnologias disruptivas, que visa democratizar o acesso de passageiros ao novo modelo de transporte aéreo urbano. A aeronave, projetada com foco nos usuários, proporcionará um transporte confortável, com baixo ruído e zero emissões de carbono, e reforça o compromisso da empresa com o futuro da mobilidade aérea urbana de forma sustentável.
 
Negociações na Nyse

Além disso, a Eve  terá ações negociadas na NYSE por meio de uma combinação de negócios com a Zanite Acquisition Corp. Os recursos da transação serão usados para expandir o desenvolvimento e a comercialização da solução de mobilidade aérea urbana da Eve, contemplando design e produção de eVTOL, serviço e suporte, operações de frota e gestão de tráfego aéreo urbano.

O fluxo de pedidos está estimado em aproximadamente US$ 5,2 bilhões, composto de 1.735 pedidos de veículos, por meio de cartas de intenção não vinculantes de 17 clientes, incluindo operadores de asa fixa e helicópteros, locadores de aeronaves e parceiros de plataforma de transporte compartilhado.