Ceará já possui Árvores Solares com energia renovável

arvore
A Árvore Solar é um mobiliário urbano desenvolvido pelas empresas cearenses ECO Soluções em Energia e Projec, com o objetivo de incluir a energia solar nas áreas urbanas 

Em meio a mais uma crise energética e tarifas elevadas, mais uma solução inovadora e que produz energia limpa desponta. Uma árvore de 10 metros, com tronco, caule e folhas, que capta a luz solar ao invés de realizar fotossíntese.

A Árvore Solar é um mobiliário urbano desenvolvido pelas empresas cearenses ECO Soluções em Energia e Projec, com o objetivo de incluir a energia solar nas áreas urbanas das cidades.

Atualmente, são oito árvores solares em funcionamento no Brasil, distribuídas nos estados do Ceará, Goiás e São Paulo, produzidas em estrutura de aço carbono, fibra de vidro e altura de um prédio de dois andares. Cada uma conta com 10 placas fotovoltaicas em formato de pétalas metálicas tubulares e placas. A potência do sistema é de 4,5 kWp, capaz de gerar 550 kWh mês – o equivalente ao consumo médio de duas famílias de quatro pessoas.

No Ceará, a primeira árvore solar foi inaugurada em 2017, no campus da Universidade Estadual do Ceará, com a finalidade de carregar até 10 bicicletas elétricas, usadas pela equipe de Segurança do campus em Fortaleza (CE). Em 2018, o campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção (CE), recebeu a segunda árvore solar, contribuindo para o setor pesquisas e desenvolvimento da universidade. 

Economia

Além da redução prevista de 70% do consumo de energia da área social do condomínio – que possui placas solares instaladas no topo do prédio – é possível fazer recarga de bicicletas e patinetes no local. Em conjunto com equipamentos associados, a árvore solar também poderá realizar medições climáticas, monitoramento de bueiros e fazer o monitoramento e gestão automatizada de aspectos do próprio edifício, como consumo de água e de energia.

O empresário Jonas Becker, presidente da ECO Soluções em Energia, destaca que “além de contribuir para um ambiente mais sustentável, a árvore solar é um projeto que democratiza a energia renovável, ficando mais próxima e acessível à população. Por isso que o equipamento está tanto em centros acadêmicos quanto nas ruas das cidades. A árvore solar é mais um passo que a ECO dá com o objetivo de trazer tecnologia de ponta e inovação à energia renovável”, explica

No País

Ainda em 2018, novas árvores solares foram instaladas no campus Samambaia, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, e nos campi Goiânia e Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás. O mesmo ano também marca a instalação da primeira árvore solar de rua, no município de Atibaia (SP), na Praça da Matriz, oferecendo iluminação, wi-fi gratuito e carregamento de celulares.

No ano passado (2020), a sétima árvore solar da Eco Soluções em Energia chegou a Sorocaba (SP), instalada em frente ao prédio Mirai Patriani (Rua Antônio Perez Hernandez, 80, bairro Campolim) – sendo a primeira adquirida pela iniciativa privada. O equipamento trouxe uma redução de 50% do consumo de energia do condomínio, em conjunto com outras placas instaladas na área comum do prédio. Em abril, foi instalada mais uma árvore, desta vez na cidade de Santo André (SP), em plena Rua Pe. Manoel da Nóbrega, bairro Jardim.

Sobre a ECO Soluções em Energia

Fundada em 2010 em Fortaleza (CE), a ECO Soluções em Energia nasceu com o propósito de democratizar o acesso às energias renováveis, ofertando tecnologia de ponta, confiabilidade e suporte de alta qualidade para oferecer soluções em energia solar e eficiência energética em projetos de pequeno, médio e grande porte nas áreas residencial, empresarial e geração remota.

Atualmente, a empresa já conta com mais de 450 projetos em mais de 100 municípios dos 26 estados brasileiros – o que resulta em cerca de 1.000 unidades consumidoras atendidas. Como empresa pioneira antes da regulamentação do setor de geração de energia distribuída, a ECO tem potência total instalada de 90 MWp e geração anual estimada em 140 GWh, com mais de 250 mil placas solares instaladas.

Com esse trabalho, a empresa também contribui para a sustentabilidade do planeta, com 82.775.850,48 ton de CO² evitadas – o mesmo equivalente ao reflorestamento de 496.655,10 árvores, a economia de 510.883.200.000,00 m³ de água e a 82.775,85 carros a menos circulando nas ruas.

 A ECO também faz parte, como empresa associada do grupo G5 Solar, da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR) e do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia).