Diageo recicla 4 ton de resíduos plásticos e doa utensílios

diageo
Reciclagem retira resíduos sólidos do ambiente beneficia centenas de pessoas objetos úteis na rotina em casa. Diageo afirma que a ação é projeto piloto com planos de expansão Fotomontagem: Regina Carvalho

A Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray, está promovendo a reciclagem de resíduos plásticos, que são recolhidos na unidade da Ypióca, em Fortaleza, e transformados em utensílios domésticos, entregues em doação à comunidade.

Nessa iniciativa, em andamento desde junho, 4,32 toneladas de resíduos plásticos foram convertidas em 1.125 kits, cada um formado por caneca, pote com tampa e balde.

Coleta seletiva

O ponto de partida é a coleta seletiva na fábrica da Ypióca, por meio da qual são reunidas tampas de garrafas, filmes plásticos e garrafas PET meiota.

O material segue para processamento e produção dos utensílios em uma empresa parceira. Na sequência, acontecem as doações. Até agora, foram entregues kits a pessoas da região metropolitana de Fortaleza e dos municípios de Cariré e Massapê - trabalhadores do artesanato da palha de carnaúba que produzem embalagens de revestimento de garrafas da Ypióca - bem como à filial Ceará da Cruz Vermelha. A iniciativa está em fase de projeto piloto e o intuito é estruturar a expansão.

Destino correto

“Em nossa operação, realizamos a destinação adequada de resíduos plásticos, a empresas licenciadas. A novidade com essa ação é promover uma destinação melhor, que incrementa a sustentabilidade ambiental, colocando em prática o conceito de economia circular - minimizar a extração de recursos e maximizar a reutilização, além de agregar responsabilidade social, com a disponibilização dos utensílios reciclados gratuitamente para a comunidade”, destaca a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da Diageo, Jorgeana Monteiro.

Zero landfill

A iniciativa se soma a uma jornada de dedicação ao tema. “Atualmente, 100% dos nossos resíduos são destinados adequadamente, sendo enviados para reuso, reciclagem ou coprocessamento. Desde 2018, somos uma fábrica ‘zero landfill’, ou seja, nenhum resíduo é enviado para aterro. A nova ação de reciclagem corrobora e reforça nosso compromisso com as melhores práticas para o meio ambiente e as futuras gerações”, ressalta o gerente de operações da Diageo, Marcos Rocha. Reaproveitar o plástico também se alinha com objetivos em sustentabilidade que a empresa estabeleceu para alcançar até 2030, na atuação em âmbito mundial, com o plano “Sociedade 2030: Espírito do Progresso”.