Dia do Nordestino com gastronomia típica do CE

img1
Pudim de rapadura é uma das opções preparadas com promoção no Camarada Camarão Fortaleza

Para comemorar o Dia do Nordestino, celebrado nacionalmente em 8 de outubro, a rede de restaurantes Camarada Camarão – nascida em terras nordestinas, mais especificamente em Pernambuco onde iniciou suas operações comerciais há 16 anos – preparou um presente massa para os clientes: na compra de um “Gratinado Maria Bonita” ou “Gratinado Sertanejo”, a mesa ganha um Pudim Nordestino, uma sobremesa bem regional que apresenta pudim de leite condensado com calda de rapadura, manga, castanha de caju, coco e chantilly.

Os pratos, que assim como a sobremesa têm a assinatura do chef executivo da casa, o francês François Schmitt, também levam ingredientes nordestinos em sua composição. 

Sabor da Terrinha

O primeiro, “Gratinado Maria Bonita”, apresenta camarões refogados com carne de sol, cebola roxa, pimenta biquinho, molho de nata fresca do sertão, tudo isso gratinado com queijo coalho sobre arroz de jerimum e, para finalizar, batata palha caseira.

Já o segundo prato, o “Gratinado Sertanejo”, que pode ser encontrado no menu Camarada Due, leva carne de sol desfiada e refogada com cebola roxa, pimenta biquinho e nata do sertão gratinada com queijo coalho sobre arroz de jerimum. Para finalizar, batata palha caseira.

A promoção é válida em todas as 14 casas em funcionamento da rede, localizadas nas cidades do Recife, Aracaju, Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Santo André.

Orgulho do Nordeste

Nascida em terras pernambucanas, a rede Camarada Camarão, que atualmente está em um acelerado processo de expansão, vê a data como uma forma de mostrar ao mundo esse sentimento de pertencimento, tão ligado aos costumes culturais e gastronômicos do Nordeste.

Fato que pode ser sentido já no menu da rede, que apresenta uma verdadeira ode à culinária nordestina. No cardápio não faltam elementos típicos, como, por exemplo, frutos do mar, com destaque, claro, para o camarão, protagonista da maior parte das receitas, charque, queijo coalho, castanhas de caju, dendê, banana da terra, leite de coco, macaxeira, temperos regionais e muito mais, tudo mesclado com toques da culinária mediterrânea. Uma mistura que já virou uma das características da marca.

Pratos

Nos nomes dos pratos, também é possível notar a homenagem, já que muitos dos petiscos foram batizados em tributo a praias famosas do litoral pernambucano, como é o caso do “Praia de Gaibu”, “Praia dos Carneiros”, “Recheado Praia de Serrambi”, “Praia de Boa Viagem”, “Praia de Muro Alto” e “Praia de Porto de Galinhas”, todos contendo diferentes versões do camarão.

E não para por aí. O orgulho pelo Nordeste pode ser sentido também na ambientação das casas, que busca incorporar elementos típicos, repaginados, para criar ambientes acolhedores e expressivos. Madeira de demolição, bambu, cerâmica, estampas coloridas dão o tom da decoração de todas as unidades.

Presença

Em franca expansão, a rede segue concentrando esforços na conquista do Nordeste e Sudeste brasileiro. Na primeira região, já há casas estabelecidas em cinco das nove capitais nordestinas: Aracaju, Fortaleza, Salvador, João Pessoa e três no Recife. No Sudeste, as operações acontecem com três casas no Rio de Janeiro e outras três em São Paulo, distribuídas nas cidades de Campinas, São Paulo e Santo André. O Sul, Norte e Centro-Oeste também estão na mira da rede, que já possui 14 casas em funcionamento e pretende atingir a marca das 20 unidades em menos de cinco anos.

Serviço

Camarada Camarão Fortaleza
Onde: Shopping RioMar Papicu
Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500
Horário: Domingo a Quinta: 12h às 22h
Sextas e Sábados: 12h às 23h
@camaradacamaraofortaleza
www.ocamarada.com.br