Corecon-CE prepara semana de debates e marca Dia do Economista

eco
Economistas abre debates via YouTube permitindo a amplitude de discussão dos temas nesta semana Foto: Pixabay

O Dia do Economista é celebrado no Brasil em 13 de agosto, mas para comemorar a data, o Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) preparou uma semana especial que contempla debates, palestras e exposições sobre diversos temas relacionados à economia no Ceará e no Brasil, a partir desta segunda-feira (16).

Os eventos serão gratuitos e ocorrerão por meio do canal do Corecon-CE no YouTube. Ao final, quem participar receberá certificado.

Agenda

Os eventos terão início na segunda-feira, com a palestra sobre a formação e valorização do economista. No dia seguinte ocorre a explanação sobre economia da oralidade.

No dia 18 o Conselho promove evento sobre o observatório da indústria e o desenvolvimento cearense. No último dia será debatida a educação financeira no ensino.

Academia

A abertura dos debates terá à frente o presidente do Corecon-CE, Ricardo Coimbra. A semana terá a participação ainda de coordenadores de cursos de graduação em economia e finanças, entre os quais Allison Martins (Unifor), Leandro Rocco (UFC), Alexandra Monteiro (Unifanor) e Aécio Alves de Oliveira (UFC). A moderação dos debates terá à frente a vice-presidente do Conselho, Silvana Parente e a conselheira Desirée Mota.

O painel "economia da oralidade", dia 17, às 18h, contará com a participação do autor e economista, José Cury Neto e do presidente do Corecon-CE, Ricardo Coimbra. O painel "observatório da indústria e o desenvolvimento cearense", dia 18, às 18h, terá a participação do diretor de inovação da Fiec, José Sampaio Filho, e do professor da Uece, Lauro Chaves Neto.

Educação financeira

No dia seguinte, no mesmo horário, para falar sobre "educação financeira no ensino", o evento terá a participação da economista com formação em psicologia econômica, Darla Lopes; da mestre em economia Tatiana Scipião e da psicóloga, Vládia Michelle.

"Teremos diversos debates. Na primeira semana vamos contemplar o profissional e a profissão do economista, com a participação de diversos coordenadores dos cursos de graduação em economia, comércio exterior e finanças. Vamos tratar ainda sobre a economia da oralidade e painel do observatório da indústria, compreender o desenvolvimento industrial no Ceará, além do debate sobre educação financeira, como ocorre esse processo para crianças e jovens, seja no Brasil ou nos Estados Unidos", destacou Ricardo Coimbra.

"Buscamos iniciar a programação com live para falar sobre a profissão do economista, além de abordar ainda sobre a oralidade, comunicação, como se expressar de forma clara e objetiva. São temas relevantes, como a pesquisa e base de dados para que seja divulgado perante a sociedade informações sobre o observatório da indústria e o desenvolvimento cearense. Procuramos fazer uma temática diversa para que pudéssemos passar informações sobre diversos setores", disse a conselheira Desirée Mota.

Serviço:
Evento: Semana do Economista
Data: de 16 a 19 de agosto
Horário: 18h
Local: Canal do Corecon-CE no YouTube.