Dia da Criança marca início de exibições do Cine Miau

img1
Entre 12 de outubro e 05 de novembro a programação presencial passará por Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Itapipoca

O Cine Miau - Mostra Internacional Infantil de Audiovisual inicia no Dia das Crianças, 12 de outubro, o circuito de exibições de filmes de curta-metragem da 3ª edição, que acontecerá de forma presencial até 05 de novembro. 

São 12 filmes de realizadores do Brasil, da França e da Rússia, que abordam temas relacionados ao protagonismo infantil, preconceito, diversidade, pandemia, entre outros que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo.

Presencial

A Mostra será presencial em Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Itapipoca. Haverá sessões abertas para as comunidades e sessões exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais, mediante agendamento. Após o circuito presencial, os filmes ficarão disponíveis no canal Invento Produções Culturais no YouTube, de 06 de novembro de 2021 a 06 de fevereiro de 2022.

Em Fortaleza, a programação acontecerá nos dias 12, 15, 16 e 17 de outubro. No Dia das Crianças será na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura a partir das 17h30 com a performance “7 Gatos Pingados” do Circo Lúdico Experimental. Às 18h começa a exibição de filmes e às 19h acontece um pocket show da cantora Luiza Nobel. A entrada é gratuita, mas para ter acesso, serão distribuídas credenciais a partir das 16 horas. No dia 15 o Cine Miau acontece às 18h no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) e nos dias 16 e 17 no Cinema do Dragão, em sessões diferenciadas às 15h e 16h.

Para escolas

As sessões exclusivas para escolas e projetos sociais agendados serão realizadas no Cineteatro São Luiz, nos dias 13 e 14, às 9h e 14h (Sessões 01 e 02). Nas sessões do dia 13 haverá intérpretes de libras e audiodescrição.

Toda a programação presencial do Cine Miau seguirá os protocolos sanitários vigentes, estabelecidos pelo Governo do Estado do Ceará por meio de decreto, para o controle da pandemia de Covid-19. Será respeitado o distanciamento, disponibilizado álcool em gel, o uso de máscaras será obrigatório e o número limite de pessoas será conforme o que é permitido para eventos sociais em ambientes abertos e fechados. Todos os adultos devem apresentar o original do cartão de vacinação com as duas doses.

Democratização

Com exibições, oficinas e seminário, o Cine Miau visa democratizar o acesso ao cinema aliado a uma proposta de formação, para contribuir com a diversão e a reflexão da criança por meio do audiovisual.

A 3ª edição teve início no dia 23 de agosto com oficinas de audiovisual, na técnica de stop motion realizadas até 17 de setembro, beneficiando crianças das cinco cidades, alcançando sobretudo as que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Ministradas pelo professor Clayton Buchecha, estas oficinas resultaram em um filme de curta duração produzido pelas crianças, com o tema “O aquecimento global”. 

No dia 27 de setembro começou o Seminário Virtual Educação e Audiovisual, que até o dia 1º de outubro discute diferentes práticas e possibilidades do audiovisual nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, em palestras realizadas sempre às 14 horas no canal da Invento no YouTube. O acesso é gratuito e aberto a todos os interessados.

O Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo / Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Votorantim Cimento, Aço Cearense, Grupo Dass, DSM, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio: Prefeitura de Caucaia, Secretaria da Educação da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria da Educação da Prefeitura de Itapipoca, Secretaria da Educação da Prefeitura São Gonçalo do Amarante e Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Sobral.

Parceria: BG Soluções Sociais, Instituto Teias da Juventude, ASFAP, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragão do Mar, Escola Porto Iracema das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE). Produção: Invento Produções Culturais e D’grau.

Serviço

OS FILMES DO 3º CINE MIAU

FILMES DA SESSÃO 1
 
SEED (Fabrício Rabachim e Flávia Rabachim. Drama, Fantasia, 2 min, Brasil, 2021, Livre)

Dalivincasso (Marcelo Castro e Marlon Tenório. Comédia / Animação, 11 min, Brasil, 2014, Livre)

Dela (Bernard Attal. Ficção, 8 min, Brasil, 2019, Livre)

Mytikah - O livro dos heróis - Clara Camarão (Hygor Amorim e Jonas Brandão. Animação, 7 min, Brasil, 2019, Livre)

Brinquedo Novo (Rogério Boechat. Drama / comédia, 7 min, Brasil, 2017, Livre)

Árvores Gêmeas (Emmanuel Ollivier. Animação, 4 min, França, 2020, Livre)

FILMES DA SESSÃO 2
 
Imagine uma menina com cabelos de Brasil (Alexandre Bersot. Animação, 10 min, Brasil, 2010, Livre)

Dourado (Bernardo Teixeira. Infantil, 8 min, Brasil, 2017, Livre)

Médico de Monstro (Gustavo Teixeira. Infantil, 11 min, Brasil, 2017, Livre)

Meu melhor amigo (Laly Cataguases. Animação, 14 min, Brasil, 2018, Livre)

90 dias em Casa (Daniel Barros. Documentário, 3 min, Brasil 2020, Livre)

Passarinho (Marat Narimanov. Animação, 6 min, Rússia, 2020, 6 anos)
 
SERVIÇO

Cine Miau 2021 – Mostra presencial de curtas-metragens em Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Itapipoca. Exibições para comunidades e escolas: entre 12 de outubro e 05 de novembro de 2021. 

No YouTube: De 06 de novembro de 2021 a 06 de fevereiro de 2022 no canal Invento Produções Culturais . Toda a programação tem acesso gratuito. Informações: (85)3048-6077. Instagram e Facebook: cine.miau. Site www.cinemiau.com.br.