Ceará ganha 1ª loja especializada em carne de cordeiro

cordeiro
Empreendimento será inaugurado no próximo dia 20 de agosto e trará ao mercado de carnes um conceito inovador em produção e distribuição de proteína animal

Com o objetivo de trazer ao mercado cearense um conceito inovador em produção e distribuição de proteína animal, o empresário Raimundo Cordeiro de Freitas inaugura, no próximo dia 20 de agosto, um espaço moderno e inédito no Ceará para venda de carnes nobres, um atrativo e tanto para os churrasqueiros de plantão.

O Cordeiro de Ouro será a primeira loja especializada na comercialização de cordeiros na Capital cearense e oferecerá aos clientes uma carne de qualidade premium e com grande segurança alimentar, utilizando novas tecnologias e com respeito ao meio ambiente.

Qualidade

Todo o processo é verificado e avaliado pelo Grupo Cordeiro de Freitas, conglomerado de empresas que atua há mais de 30 anos no mercado em diferentes setores, sendo referência em inovação e excelência em atendimento.

Criação em Russas

O processo começa com a criação dos animais da raça Santa Inês na Fazenda Cordeiro, na cidade de Russas, na região do Vale do Jaguaribe, onde é feito todo manejo sanitário e nutricional com seleção genética.

Os borregos seguem do desmame direto ao confinamento de onde com 60 a 90 dias atingem o peso de 40 quilos e vão para o abate no frigorífico também de propriedade do grupo – o Cordeiro de Ouro, na cidade de Quixadá, no Sertão Central. No início, serão abatidos, mensalmente, 1.200 animais, número que saltará para 3 mil até o fim deste ano.

“Desta forma, fazemos o acompanhamento constante das tendências de mercado com a avaliação financeira do projeto, assegurando borregos com idade média máxima de sete meses prontos para o abate, garantindo padrões de qualidade e ofertando sempre cortes premium. Com esse controle, garantimos ainda a longevidade e a sustentabilidade de negócio”, afirma Raimundo Cordeiro de Freitas. O empresário destaca que, na construção da loja na rua Padre Valdevino, o Grupo Cordeiro de Freitas investiu R$ 2,5 milhões.

Mercado

No Brasil, as carnes mais conhecidas e procuradas são as de frango, bovina e suína. A carne de ovinos e caprinos ainda tem produção e consumo tímidos, o que faz com que esse produto tenha grande potencial de crescimento.

O Ceará produz em média 3,6 mil toneladas de carne ovina e 11,4 mil toneladas de carne caprina, sendo o quarto maior produtor nacional de caprinos (1.131.862 cabeças) e ovinos (2.380.481 cabeças). Os territórios dos Inhamuns (Tauá) e Sertão Central (Quixadá) são os maiores destaques no Estado. O maior rebanho do Brasil está no Nordeste, no estado da Bahia.

Consumo

O consumo interno da carne ovina é de 400 gramas por habitante ao ano, enquanto que o brasileiro come, em média, 44 kg de carne de frango, 35 kg de carne bovina e 15 kg de suína. E, de acordo com pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), 25 milhões de brasileiros, ou 12% dos consumidores do país, nunca sequer experimentaram a proteína oriunda de ovelhas, carneiros ou cordeiros.

“Nós do Grupo Cordeiro de Freitas vimos nesse mercado uma oportunidade de novos negócios nessa cadeia, desde a criação, passando pela distribuição e chegando ao varejo. E inevitavelmente buscamos eficiência para aumentar a produção. À medida que o consumo global de proteína animal aumentar e, consequentemente, o preço subir, certamente restará ainda mais espaço para a carne ovina ocupar no mercado interno. Para tanto, investimento em gestão, processos e inovações precisará, via de regra, ocorrer na cadeia da ovinocultura para suprir essa demanda”, conclui.

A carne

A carne de ovino é uma das mais admiradas na gastronomia nacional e entre os benefícios apontados por especialistas está o fato de ser mais leve que a do boi, pois é digerida mais facilmente pelo estômago. A maior parte das gorduras da carne de ovinos é do tipo mono ou poli-insaturada, que reduzem o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim.

Como todas as carnes, a de cordeiro também é composta, principalmente, de proteínas. Sendo uma fonte de alta qualidade de proteínas magra (teor entre 25 e 26%), conta com todos os aminoácidos essenciais, que são necessários para o crescimento e manutenção do corpo. Esses fatores fazem dela muito benéfica ao tecido muscular, pois promove a nutrição ideal.

Serviço

Inauguração do Cordeiro de OuroData: 20 de agosto de 2021
Hora: A partir de 8h
Local: Rua Padre Valdevino, 2175, no bairro Aldeota, Fortaleza.

Corte simbólico da fita
Benção do Frei Ricardo
Coquetel: às 17 horas
Assinatura cardápio: Chef Léo Gondim