Comércio liberado para abrir nos dois feriados deste mês

loja
Esta será mais uma chance de buscar faturamento para os lojistas. O volume do varejo no Ceará em janeiro de 2022 caiu 5,6% na comparação com janeiro do ano passado

Nos dois próximos feriados no Ceará, dia de São José (19/03) e Data Magna do Estado (25/03) será facultado o funcionamento do comércio. Isso inclui o varejo de Fortaleza, incluindo o segmento de materiais de construção.

De acordo com o Sindilojas Fortaleza, como de costume, o funcionamento depende da decisão de cada lojista ou centro de compras, ou seja, tanto para os proprietários de lojas de rua, quanto para os shopping centers.

Desafio 

Esta será mais uma chance de buscar faturamento para os lojistas. Sobretudo, em um cenário cada vez mais desafiador de inflação, desemprego e guerra com impactos na economia brasileira.

Abaixo do pré-pandemia

O volume do varejo no Ceará em janeiro de 2022 caiu 5,6% na comparação com janeiro do ano passado, queda maior que a média registrada no País (-1,9%). 

Na comparação com o mês anterior, o volume de vendas do comércio varejista cearense se retraiu 0,4% em janeiro. O setor encontra-se 5,5% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020).

No varejo ampliado, porém, os resultados foram positivos, impulsionados por Materiais de Construção e Veículos e motos, partes e peças. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.

Por atividades

Na comparação com janeiro de 2021, houve crescimento apenas nas atividades Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (14,6%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (22,8%). Porém a redução em todas as outras atividades puxou o índice para baixo, com destaque para o desempenho negativo de Móveis e Eletrodomésticos (-17,9%) e Equipamentos e Materiais para escritório, informática e comunicação (-15,3%).

O resultado de janeiro está 5,5% abaixo do dado de fevereiro de 2020, anterior a pandemia, segundo o índice de base fixa com ajuste sazonal. Já em relação ao pico da série, que foi em abril de 2021, o setor encontra-se 12,9% abaixo.

Supermercados

Setor supermercadista - Nota horário de Funcionamento Feriado de São José

No sábado, 19 de março, de acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), as lojas do setor funcionarão normalmente em Fortaleza, conforme horário individual de cada estabelecimento.