Varejo está liberado para funcionar no feriado

img1
Com o Fortaleza Liquida, 5 mil lojas estão com descontos de até 70% e buscam 'queimar' o estoque e ampliar o faturamento, mas as lojas de rua não devem abrir no feriado, temendo possíveis manifestações Foto: Agência Brasil

Está facultado o funcionamento do comércio neste feriado de 7 de setembro, terça-feira, de acordo com o Sindilojas. As empresas do varejo que assim decidirem, portanto, poderão abrir as portas, nas lojas de rua e shoppings.

Entretanto, no Centro e corredores de compras as lojas devem optar por se manterem fechadas, diante das possíveis manifestações do 7 de Setembro, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Assis Cavalcante.

Shoppings

Para os que funcionarem, sobretudo nos shoppings, com o Fortaleza Liquida, lançado na última sexta-feira (27), 5 mil lojas estão com descontos de até 70% e buscam 'queimar' o estoque e ampliar o faturamento.

Além disso, em geral, feriados com operações comerciais funcionando levam a maior movimentação aos shoppings.

Vendas

O Indicador de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo Brasil, avançou 0,6% em julho na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados apurados pela Boa Vista.

Mas, na variação acumulada em 12 meses, a queda se manteve em 1,0% e, na comparação interanual, foi observada elevação de 4,3%. Vale ressaltar, ainda, que no mês de julho do ano passado, os efeitos mais severos do início da pandemia sobre o varejo já haviam ficado para trás, tanto que a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE havia registrado alta de 5,5% em relação a julho de 2019.

Regulamento

O funcionamento é facultado. De acordo com o Sindilojas Fortaleza,  Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2021/2022, prevê que as empresas que pretenderem abrir precisarão registrar junto ao Sindicato sua pretensão individual.