Ceará ganha mais dois projetos de energia limpa

img1
Receberam licença ambiental projetos nos municípios de Milagres e Carnaubal

Dois projetos de energia renovável, que devem ser instalados no Interior do Estado, foram aprovados pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), através do Youtube da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O processo faz parte das etapas do licenciamento ambiental.

Primeiro a ser apresentado durante a reunião, o Complexo Solar Gameleira planeja a implantação de usinas fotovoltaicas, a serem instaladas na Fazenda Açude Novo, comunidade Gameleira, zona rural do município de Milagres. 

As usinas estão projetadas para uma capacidade de operação de 132 MWm, e devem ser implantadas em uma área de 348,22 hectares. A energia elétrica produzida por elas terá como destino o sistema de distribuição da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).

Fotovoltaica

Segundo projeto explanado, o Complexo Eólico Santa Clara, no município de Carnaubal, tem como finalidade principal ampliar a oferta de matriz energética, utilizando-se do vento como fonte alternativa, contribuindo para o acréscimo no suprimento de energia para a região Nordeste. 

A localização proposta para instalação se encontra em Carnaubal. O complexo deve ser implantado em três propriedades rurais: fazendas São Bernardo I, II, III, IV e V; Sítio Saco do Bernardo e Sítio São Luiz.

Após a apresentação dos estudos de impactos ambientais dos respectivos projetos, os membros do Coema discutiram sobre as propostas, votando em seguida. Na ocasião, o evento foi presidido pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, contando também com a presença do secretário-executivo do Conselho e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.