Cimento Apodi: torres eólicas ainda mais resistentes

img1
Os equipamentos contam com nova tecnologia da empresa norte-americana Nitrocrete, que evita fissuras

A Cimento Apodi iniciou parceria junto à empresa americana Nitrocrete para oferecer uma solução inovadora e pioneira na área da construção civil brasileira, com a criação da “Non-Crack Solution”. A solução evita fissuras de retração, defeitos de concretagem e o aparecimento de patologias futuras no concreto.

As duas tecnologias das empresas contam com o CP III 40 RS BC, da Cimento Apodi, um cimento de alta resistência com baixo calor de hidratação e o processo de resfriamento da matéria-prima por meio de nitrogênio líquido, criado pela startup NITROcrete.

Custo menor

O Non-Crack Solution está trazendo inúmeros benefícios, como redução de custos e resíduos de embalagens plásticas, operação mais rápida e totalmente automatizada na produção, além da economia de água e energia, e apresenta como diferencial o resfriamento dos agregados e não mais do concreto já preparado. Um dos primeiros projetos que já está aplicando a solução é uma obra de um parque eólico localizado em Dom Inocêncio (Piauí), em parceria com a DoisA Engenharia.

Potencial

“No Nordeste, estamos observando um forte potencial do Non-Crack Solution para uso nas concretagens de grande volume, que englobam os parques eólicos, cujas bases são de concreto e exigem alta qualidade e controle no concreto empregado", afirma  Mário Guilge, gerente de Produtos e Assessoria Técnica da Cimento Apodi.

A Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. 

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.