CDL Fortaleza: Natal de Luz será o maior do Norte e Nordeste

assis
Assis Cavalcante, presidente da CDL Fortaleza, na abertura do Ceará Natal de Luz 2021, que terá volta dos espetáculos presenciais, show de luzes na árvore de Natal e homenagem a Belchior Foto: Regina Carvalho

Mais de 5 mil lojas devem se engajar no Natal de Prêmios deste ano, como parte do Ceará Natal de Luz, que celebra 25 anos com o tema “A luz da esperança em você”. O evento natalino começa no próximo dia 25 de novembro e trará ainda apresentações online no Youtube. A abertura foi realizada nesta terça-feira (10), pelo presidente da CDL, Assis Cavalcante.

De acordo com a CDL de Fortaleza este será o maior evento natalino do Norte e Nordeste, realizado pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL.

Esperança e participação

A retomada do evento presencial vem cheia de significado e faz refletir sobre a importância de espalhar positividade para o Ceará e para o mundo. Haverá uma variada programação que possibilita a participação maciça dos fortalezenses.

Energia positiva

“Essa fonte de energia positiva virá da arte do nosso povo. Queremos a luz da alegria e da emoção voltando a brilhar nos lares. Temos em nós o amor, a solidariedade e a força do nordestino para nos reinventarmos diante das adversidades”, afirmou o presidente da CDL de Fortaleza, durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, que reuniu a imprensa, parceiros e patrocinadores.

Haverá a volta dos espetáculos presenciais, show de luzes na árvore de Natal nas principais praças da cidade, homenagem a Belchior, o coral com as crianças e o Caminhão da Luz pelos bairros.

Abertura

A abertura será no Theatro José de Alencar, no dia 25 de novembro, a partir das 18h, com um espetáculo natalino diferenciado, especial e online. Com roteiro do grupo teatral Blitz, o musical promete emocionar o público. Além dos atores, a apresentação contará com a participação do Coral da Luz, dos sanfoneiros e compositores Waldonys e Chambinho do Acordeon, da cantora Amelinha e da dupla sertaneja Luis Marcelo e Gabriel. A tão aguardada chegada do Papai Noel, uma atração à parte, usará da tecnologia e efeitos especiais para encantar a criançada e os adultos.

Além de iluminar a cidade com uma decoração branca e dourada que faz brilhar a paz e o amor, o evento natalino que é sucesso entre cearenses e turistas fará uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros, o cearense Belchior. Durante o lançamento do Ceará Natal de Luz 2021, a filha do cantor, Vannick Belchior, fez uma apresentação especial e cantou clássicos de Belchior como “Apenas um rapaz latino-americano", "Alucinação" e "Como Nossos Pais".

75 anos de Belchior

A apresentação de Vannick Belchior abre as comemorações em homenagem a Antônio Carlos Belchior, ou simplesmente Belchior, que faria 75 anos em 26 de outubro de 2021 e será relembrado e celebrado em diversos momentos da programação do Ceará Natal de Luz deste ano.

A obra do cantor e compositor cearense tem sido gravada por artistas da atual geração e ganhará uma interpretação especial de um time de vozes femininas marcantes da música brasileira. “Elas cantam Belchior, um tributo a um ícone da nossa música” terá transmissão online e a participação de Elba Ramalho, Daíra, Solange Almeida, Amelinha e a caçula entre os filhos do poeta, Vannick Belchior. O show será direto da Cidade da Criança ou Parque das Crianças, como a maioria dos fortalezenses conhece.

Coral da Luz e Caminhão da Luz

Em respeito aos protocolos sanitários de combate à covid-19 e ao decreto estadual vigente, o Ceará Natal de Luz 2021, que será realizado entre os dias 25 de novembro e 23 de dezembro, terá espetáculos artísticos-culturais transmitidos em formato online no canal do evento no Youtube e apresentações especiais e presenciais no Cineteatro São Luiz.

O Coral da Luz volta a se apresentar das sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias, a partir das 18 horas, mas com um número reduzido de crianças e adolescentes. O grupo formado por meninos e meninas que é uma das atrações mais esperadas do evento natalino não se apresentou do tradicional hotel, na Praça do Ferreira, no ano passado, quebrando uma tradição iniciada em 2002. Em alguns dias, cantores de sucesso como Chambinho do Acordeon, Vannick Belchior, Marcos Lessa, Waldonys e João Cláudio Moreno vão se apresentar junto com as crianças.

Além das apresentações do Coral da Luz, o Caminhão da Luz todo iluminado e decorado com os adornos de Natal, que fez bastante sucesso no ano passado, percorrerá mais uma vez Fortaleza de ponta a ponta levando a magia natalina a todas as regiões da Capital cearense, desde a área nobre até as mais periféricas.

“O Caminhão da Luz foi um enorme sucesso. No ano passado, foi a melhor forma que encontramos pra levar a magia do Natal para toda a cidade. As pessoas ficaram nas janelas das casas e apartamentos acompanhando e registrando as crianças e os jovens cantando hinos e músicas clássicas do Natal”, ressalta Assis Cavalcante.

Online

Nesta 25ª edição do Ceará Natal de Luz, as tradicionais apresentações com artistas da música popular, orquestras, cameratas, tenores e bandas juvenis de música erudita acontecerão de forma online direto de importantes equipamentos culturais e pontos turísticos da Capital. Entre os locais que receberão os 13 espetáculos, estão: o Theatro José de Alencar, a Praça José de Alencar, o Teatro São José, a Praça Portugal e a CDL de Fortaleza. Os espaços não terão acesso livre ao público, que poderá acompanhar tudo de casa.

Apresentações no teatro

O Cineteatro São Luiz receberá seis apresentações com público, respeitando o limite de capacidade do decreto vigente durante os dias 11, 18 e 19 de dezembro, quando acontecerá a programação do Ceará Natal de Luz no espaço cultural. Vão se apresentar o grupo teatral Blitz com um musical infantil, os bailarinos da Edisca e a Orquestra de Sopro de Pindoretama.

Árvores de redes com espetáculo de luzes e som

A tradicional e original árvore de Natal de redes aclamada por cearenses e turistas estará presente nas Praças do Ferreira (25 metros de altura), no Centro, e na Portugal (36 metros de altura), na Aldeota. O produto artesanal foi usado pela primeira vez para a construção das árvores de Natal da Capital cearense, em 2007. De lá para cá, outras árvores foram montadas com esse formato, mas em 2021, a escolha tem um significado emblemático.

Neste ano a grande novidade da árvore erguida na Praça Portugal será um espetáculo de luzes e som. A cada 30 minutos, a partir das 18h, quem passar pela região poderá ver luzes estroboscópicas com um acendimento sincronizado e uma trilha sonora emocionante.

Projeção mapeada

Sucesso nas edições anteriores durante a abertura, na fachada do Cineteatro São Luiz, a projeção mapeada ocorrerá, neste ano, na fachada do Theatro José de Alencar. O espetáculo de efeitos especiais, no qual as imagens se encaixam no prédio, acontecerá no dia 13 de dezembro. A recomendação ao público que comparecer é seguir à risca as medidas de prevenção à covid-19, como o uso de máscara.

Decoração

Os elementos e a iluminação do Natal de Luz inspirados nos traços de Mino Castelo Branco e Espedito Seleiro enfeitarão os seguintes órgãos, entidades e prédios públicos: Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza), Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado), Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Faculdade CDL, Estoril, Universidade de Fortaleza (Unifor), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), Instituto Histórico do Ceará, Câmara Municipal de Fortaleza e Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT).

Também serão decorados o Parque Pajeú, a rua Floriano Peixoto, a avenida Monsenhor Tabosa, as Praças do Ferreira, Cristo Redentor, José de Alencar, Portugal e Luíza Távora, e a Lagoa da Parangaba.

Doação de 100 mil mudas

A campanha pelo verde que troca garrafas plásticas por mudas, reduzindo os problemas climáticos, renova mais uma vez a consciência ambiental e deve distribuir 100 mil mudas neste ano. A iniciativa que teve início em 2007 tinha a meta de plantar 1 milhão de árvores até 2017, mas a marca foi alcançada três anos antes, em 2014, quando foi fincada uma muda de pau-brasil na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Entre as espécies distribuídas estão mudas de caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê.

Curadoria

O Ceará Natal de Luz conta com a direção artística do Maestro Poty, apelido carinhoso do músico Potiguar Fernandes Fontenele. Ele conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo, ao longo de sua carreira iniciada ainda aos 15 anos de idade, quando no curso de Tecnologia em Estradas, se engajou no coral da Escola Técnica do Ceará, hoje, IFCE.

Parceiros

O Ceará Natal de Luz 2021 é uma apresentação do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura. Uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e da CDL de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Café Santa Clara, Newland, Unimed Fortaleza, Normatel, Zenir, Enel e Assembleia Legislativa do Ceará. Tem apoio do Grupo Edson Queiroz, do Sistema Verdes Mares, do Sesi/Fiec, da Casa Pio, da Fábrica Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Sindiônibus, da Mob Telecom, da Câmara Municipal de Fortaleza e da Faculdade CDL.