Carrefour adquire 30 lojas do Makro por R$ 1,95 bilhão

makro
A movimentação mostra que o formato, que mistura vendas no atacado e no varejo, foi o que mais cresceu durante a pandemia e crise econômica

O atacado nunca foi tão vigoroso e mais uma mega aquisição mostra essa tendência. O Grupo Carrefour Brasil adquiriu de 30 lojas da rede Makro no País, como parte da estratégia de acelerar a expansão do Atacadão, sua marca de atacarejo. 

As novas lojas foram adquiridas pelo valor de R$ 1,95 bilhão. Dos 30 pontos comerciais, 22 são propriedade integral do Makro e oito são alugados, localizados em 17 estados, inclusive em Fortaleza.

Expansão na pandemia

A movimentação mostra que o formato, que mistura vendas no atacado e no varejo, foi o que mais cresceu durante a crise econômica e deve continuar relevante mesmo com a retomada da economia. 

Em 2020, o atacarejo representava um terço do mercado de distribuição de alimentos, competindo lado a lado com hipermercados e supermercados. Há cinco anos, a fatia do atacarejo era de 20%, segundo dados da Nielsen. O Makro, apesar de ser o terceiro maior atacarejo brasileiro atrás de Carrefour e Grupo Pão de Açúcar, já vinha enfrentando dificuldades há algum tempo.