Benévolo Café e Gelato entrega café em grãos e moído

cafe
As cafeterias também se reinventaram e passaram a atender a população mesmo com o comércio de portas fechadas

O café é uma das bebidas mais populares do Brasil. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) mostram que, em 2020, o consumo de café no Brasil cresceu 1,34%.

O país é o maior produtor de café no mundo e o segundo maior consumidor. Para uma bebida tão especial também há uma data exclusiva no calendário para comemorar o Dia Mundial do Café, dia 14 de abril.

Cafeterias

Os empresários brasileiros entenderam a importância do café, tanto que a quantidade de cafeterias existentes hoje no país registra número recorde: 13.095 mil. Destes, 66% são independentes e 34% atuam no sistema de franquias. Os dados são da Euromonitor, que também revela que o mercado movimenta R$ 3,9 bilhões.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, que tem como foco o isolamento social, as cafeterias também se reinventaram e passaram a atender a população mesmo com o comércio de portas fechadas.

Diversidade no Benévolo 

Em Fortaleza, um dos exemplos de estabelecimento que adotou essa estratégia para driblar a crise é a Benévolo Café e Gelato, que disponibiliza a entrega do café pronto, em grãos ou moído, para serem preparados em casa. O cardápio da Benévolo está disponível para venda pelo delivery e também pelos principais aplicativos de entregas.

“Temos como blend principal, o café do Maciço de Baturité, a gente vende moído na hora, ou em grãos para que o cliente possa preparar seu café em casa. Também presente nos Supermercados Pinheiro, Supermercado Guará, Supermercado Lagoa e em mais lojas da cidade.

Além dele, nas Benévolos temos outros blends de regiões diversas, que chamamos de café visitante. Nesse período, estamos atendendo tanto no delivery, como o pedido pode ser feito direto na loja, na nossa janelinha de entrega,” explica Jefferson Deywis, proprietário da Benévolo Café e Gelato.

Diversidade

O café é uma bebida milenar, mas ao longo do tempo sofreu mutações. Nesta toada, a Benevolo Gelato e Café apostou em importantes segmentos para atrair e ganhar o paladar dos adeptos da bebida.

Há várias formas de preparo do café, desde o método espresso, filtrado, peça francesa, globinho ou o próprio café gelado. Sem contar as receitas que podem ser feitas com a bebida, como doces, bolos e geleias. Na Benévolo há ainda o gelato de café, feito com o café expresso e o cappuccino.

O estabelecimento oferece cafés de todos os tipos, desde o espresso ao drink ou até mesmo com sal do himalaia. "Nós mantemos a bandeira de trabalhar com  café do Ceará como Blend principal, fomos a  primeira cafeteria a torrar e trazer o café cearense no método de extração espresso servido diariamente nas nossas lojas, isso deu força na região para que os produtores locais continuassem na busca da melhoria do grão, tanto que mais produtores foram buscar especialização para conseguir chegar ao consumidor final. Nesse conjunto ficamos feliz em conseguir fazer parte dessa história", destacou Jefferson Deywis.

Ainda segundo ele, a região está crescendo muito e cada vez mais se especializando no segmento de café. "Coincidência ou não, essa sequência foi acelerada após a nossa iniciativa. Muitos produtores nos visitaram. Fomos a primeira cafeteria a torrar o café e servir no método expresso. Com isso, vimos outros produtores se aperfeiçoando e estamos testemunhando o nascimento de uma associação na região, melhorando os métodos de produção, secagem, armazenamento e comercialização para a região. É um amadurecimento muito grande. É o café 100% cearense e isso nos enche de orgulho", ressalta.