Assaí dobra o lucro líquido no 1º tri e anota R$ 240 milhões

assai
Mesmo diante do contexto desafiador resultante do avanço da pandemia no Brasil, o atacarejo conquista ganhos de market share e rentabilidade em balanço do 1º trimestre de 2021

O Assaí Atacadista manteve forte crescimento no primeiro trimestre de 2021 e obteve um lucro líquido de R$ 240 milhões, dobrando de valor em relação ao mesmo período do ano anterior.  O resultado foi divulgado no balanço financeiro das operações referentes aos três primeiros meses deste ano.

Receita sólida

A companhia também registrou receita bruta de R$ 10,4 bilhões. Este é o terceiro trimestre consecutivo que o Assaí mantém uma receita bruta acima dos R$ 10 bilhões, o que reforça a efetividade da estratégia e resiliência do negócio, unindo preços competitivos a uma excelente experiência de compra.

O Ebitda (lucro antes juros, impostos) ajustado também teve acréscimos e totalizou R$ 641 milhões, com incremento de R$ 137 milhões e crescimento de 27%, superior às vendas.  

Vendas pujantes

No trimestre, as vendas totais atingiram R$ 10,4 bilhões, representando ganhos de participação de mercado (market share). O crescimento das vendas também foi impulsionado pela abertura de 18 lojas nos últimos 12 meses, reflexo da expansão acertada (que apresenta rápida maturação das lojas), e do aumento da participação de clientes consumidor final, além da inflação. O Assaí reforçou ainda que mantém inalterado seu plano de expansão deste ano, com previsão de 25 a 28 aberturas até dezembro.

Com 185 lojas presentes nas cinco regiões do país, a companhia também está presente no Ceará desde 2008, com nove unidades. Além disso, desde o início da pandemia da covid-19, o Assaí implantou mais de 270 protocolos sanitários para contribuir com a segurança de seus colaboradores e clientes.

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos e médios comerciantes e consumidores em geral que buscam economia em compras de grande volume. Com crescimento de 30% em receita bruta em 2020, é a empresa de cash&carry que cresce mais rápido no Brasil e está presente nas cinco regiões do País com 185 lojas distribuídas em 23 estados (incluindo Distrito Federal).

É um dos dez maiores empregadores do país com mais de 50 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.