Amazon: impacto muito além de um centro de distribuição

img1
Centro de Distribuição da multinacional em SP. No Ceará, a expectativa é que o governador Camilo Santana oficialize a chegada do CD da megaempresa  em breve. Também é esperada a definição de um data center Foto: Divulgação

A Amazon vem em franca expansão no Brasil e teve um dos seus Centros de Distribuição (CD) inaugurado em maio deste ano, em São Paulo. Agora, uma grande expectativa gerada no mercado cearense há pelo menos dois anos, deverá ser concretizada com um equipamento deste tipo implantado no Estado.

Além da função de complexo armazenador e distribuidor de produtos em uma determinada região, um empreendimento do tipo tem um significado de expressiva repercussão na economia.

Aglutinador de investimentos

A multinacional de tecnologia norte-americana representa um referencial como polo de logística e também de atratividade de outros investimentos privados.

No caso do CD em Cajamar, na Grande São Paulo, por exemplo, a geração foi de 450 novos empregos diretos na região, repercutindo em centenas de outros indiretos, a partir do programa global Fulfilment By Amazon (FBA – Logística da Amazon).

Avanço no Brasil

“A expansão da Amazon reflete nosso comprometimento com nossos consumidores no Brasil, focando sempre em oferecer uma experiência do cliente em constante evolução. Estamos extremamente comprometidos com o País e com as comunidades em que operamos, orgulhosos de conseguir gerar mais de 450 novas oportunidades de emprego”, disse Ricardo Pagani, diretor de Operações da Amazon no Brasil, ao referir-se ao empreendimento recém-inaugurado em São Paulo.

No Ceará

A expectativa é que o governador do Ceará, Camilo Santana, oficialize a chegada do CD da megaempresa da área de tecnologia em breve. Também é esperada a definição de um data center da companhia, pela Amazon Web Services (AWS). A estrutura física do Centro de Distribuição no Estado já desponta em Maracanaú, no 4o Anel Viário. A Amazon, entretanto, afirma que "não comenta sobre planos futuros".

O processo de expansão da Amazon no Brasil incluiu, além do CD de São Paulo, outros três galpões logísticos, já em operação em Betim (MG), Nova Santa Rita (RS) e Santa Maria (DF), chegando a oito centros de distribuição de produtos no País. 

FBA e parceiros

"O FBA é um programa de logística que cria oportunidades para toda uma rede de parceiros de negócios que podem contar com a experiência da Amazon para armazenar e intermediar a entrega de seus produtos.

Além dos empregos diretos, os Centros de Atendimento também criam empregos indiretos por meio do programa FBA. Os parceiros de negócios do FBA recebem o selo Prime em seus produtos, agilizando o envio para clientes em todo o País e, no caso de clientes Prime, com entregas gratuitas".

Pilares Amazon

"A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo", diz a empresa.

Além disso, a companhia afirma que "se empenha para ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora do mundo, e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo".