Dia D busca estimular combate ao desperdício de alimentos

comida
Nesta quarta-feira (27), acontece o Dia D da campanha Stop Food Waste Day. Mais de 930 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados todos os anos no mundo Foto: Divulgação

A informação é a principal aliada no combate ao desperdício de alimentos. Por isso o movimento Stop Food Waste Day foca principalmente na conscientização e educação sobre o tema.

Nesta quarta-feira (27), acontece o Dia D da campanha, com uma programação online transmitida pelo Youtube do Festival Consumo Consciente: https://www.youtube.com/festivalconsumoconsciente. 

930 mi de toneladas

“Em primeiro lugar, ter a consciência de que o desperdício alimentar é responsabilidade de cada indivíduo; em segundo, estar bem informado sobre o impacto desta realidade que soma mais de 930 milhões de toneladas de alimentos desperdiçadas todos os anos no mundo; e por fim, saber o que fazer, de fato, para reduzir este número. Esta tem sido a nossa missão e a programação do Dia D vai ajudar as pessoas que querem de fato contribuir com esta causa”, diz Mara Baggio, gerente de HSEQ (sigla em inglês para "Saúde, Segurança Meio-Ambiente e Qualidade") da GRSA|Compass. 

Participação

Esta é a quarta vez que o Brasil participa do movimento mundial, sempre no mês de abril, promovendo diversas ações nas redes sociais @stopfoodwastedaybrasil. Além disso, a empresa que realiza a campanha, a GRSA|Compass, promove uma grande mobilização para redução de desperdício em suas operações, impactando mais de 20 mil colaboradores em todo o país. A empresa é responsável por servir mais de 1 milhão de refeições por dia no Brasil. 

Stop Food Waste Day Brasil 

A campanha é realizada desde 2017 em âmbito global e pela quarta vez no Brasil. Em 2021, a mobilização do SFWD chegou a mais de 3 milhões de pessoas com as ações online, com a repercussão do tema na imprensa e com a participação de influenciadores digitais. Além disso, a GRSA|Compass mobilizou parceiros em uma campanha de arrecadação de alimentos e atingiu um montante de 6 toneladas, distribuídas entre as ONGs Amor Horizontal e Banco de Alimentos. Por meio do SFWD, o Compass Group quer chamar a atenção para o problema, criar e compartilhar soluções criativas e impactantes.

Fique por dentro:

931 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos no mundo


60 kg de alimentos é o que cada brasileiro joga no lixo por ano


61% dos alimentos jogados fora no mundo são provenientes do lixo doméstico


8% de todas as emissões de gases de efeito estufa a cada ano é resultado do desperdício de alimentos


Site mundial: www.stopfoodwasteday.com


Site Brasil: www.stopfoodwasteday.com.br 


Mídias sociais: @stopfoodwastedaybrasil