ABAV Expo & Collab em Fortaleza é teste de eventos

img1
Fortaleza é um importante hub aéreo e o Ceará um dos principais destinos turísticos nacionais e está no centro da ação de retomada

A ABAV Nacional realiza abriu seu evento anual neste ano em formato híbrido. A programação presencial se desenvolve  no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com público limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas, que se alternarão entre 13h30 e 20h30 nos dias 6,7 e 8 de outubro. 

A expectativa da organização é reunir cerca de oito mil pessoas, ao término dos três dias de atividades, e outras 20 mil na audiência da plataforma online que espelhará a programação física.

A todos os participantes será exigido comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias do ingresso no evento, e os que tiverem se vacinado apenas com a primeira dose deverão apresentar adicionalmente teste negativo para Covid-19 (antígeno ou  RTPCR), realizado 24 horas antes do evento.

Controle

Dentro do pavilhão, o controle de acesso do público se dará por um sistema online que exibirá de forma contínua o volume de pessoas em circulação em cada área do pavilhão que totaliza 27 mil metros quadrados. As credenciais, impressas ou em QR Code carregadas no celular, deverão ser apresentadas na entrada e na  saída, que terão oito portas para evitar qualquer risco de aglomeração.

Área de exposições

Na área de exposições, todos os estandes estarão dispostos em formato de ilha,  com distanciamento de quatro metros entre um e outro. No andar superior do pavilhão ficarão as áreas de capacitação, distribuídas em quatro salas com capacidade individual para 280 pessoas, porém limitadas  a uma audiência reduzida a 80 pessoas. Ao término de cada uma das 56 apresentações que ocorrerão ao longo dos três dias, as salas serão esvaziadas para higienização.

Para a alimentação, expositores e visitantes contarão com um espaço de convivência amplo e arejado localizado no terceiro andar do pavilhão e com sistema próprio de higienização do ar, além de uma unidade de suporte com serviço de água e café, instalada em área afastada dos pontos de circulação.

Olhos para Fortaleza

Suspensa no ano passado por conta da pandemia, a Abav Expo volta este ano como o primeiro grande evento do setor nacional a ser realizado de forma presencial e há grande expectativa pela oferta que será apresentada pelos fornecedores e pela demanda do mercado nessa fase de retomada, além da atração do próprio destino. 

Fortaleza é um importante hub aéreo e o Ceará um dos principais destinos turísticos nacionais. Em pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a capital cearense liderou entre os destinos turísticos mais procurados no Brasil no mês de agosto.

140 expositores

Para esta edição confirmaram presença 140 marcas expositoras, representando toda a cadeia produtiva do turismo, nacional e internacional. Na lista dos internacionais estão destinos como Argentina, Costa do Marfim, Israel, Peru e  Quênia  e empresas portuguesas  nos cooperados do Portugal United e Visit  Fatima, estreando participação na feira. A Jordânia estará representada pela DMC Hajjat Tours & Travel. Também já estão confirmadas as participações de Gol, Azul, Air France e KLM, Itapemirim, Latam, as locadoras Localiza e Movida, além da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e  do Sebrae Nacional como patrocinadores do evento. O Ministério do Turismo estará presente como a grande âncora da promoção institucional dos mais de 40 destinos nacionais presentes.

Além da oportunidade que terão de estar frente a frente com a maior cadeia de distribuição e venda de produtos e serviços turísticos do Brasil, os expositores ainda contarão com a eficiência e o alcance da plataforma online do ABAV Collab, que espelhará toda a programação presencial para o ambiente virtual.

A presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, ressalta a satisfação de ter a ABAV Expo & Collab inserida entre os eventos que os estados têm abraçado, de norte a sul do País, como teste para a retomada segura das feiras e convenções.  “Respeitamos muito essa pandemia ao optar pela não realização do evento presencial no ano passado, e hoje estamos certos de que o momento não poderia ser mais oportuno, o que vemos refletido também no otimismo do mercado. Mesmo com todas as restrições que a pandemia ainda nos impõe, e obedecendo absolutamente todos os protocolos de biossegurança, vamos utilizar um pavilhão inteiro do Centro de Eventos do Ceará, afirma.

"Considerando os 27 mil metros quadrados que o evento ocupará, cada participante terá um distanciamento médio de 9 metros quadrados. Queremos garantir ao nosso público – expositores e visitantes – o espaçamento fundamental e necessário para que o evento voltasse a acontecer presencialmente”, explica Magda. “Temos a responsabilidade de organizar o maior evento de turismo do Brasil e esta edição não será diferente, guardadas as proporcionalidades que o momento exige. E será uma edição marcante também por resgatar o caráter itinerante que consagrou o evento da ABAV como o grande encontro do turismo nacional”, conclui.

Mais de 5 mil pré-inscritos

O credenciamento para visitantes, que já totaliza 5 mil pré-inscritos, segue aberto e deve ser feito antecipadamente pelo site www.abavexpo.com.br

Leia também matéria da GOL e os planos da companhia