40 bartenders mulheres e receitas em e-book gratuito da Diageo

img1
A publicação evidencia o protagonismo feminino na coquetelaria e lança luzes sobre a igualdade de gênero na carreira de bartender, historicamente associada aos homens

A coquetelaria feita por mulheres acaba de ganhar uma publicação especial 100% gratuita, o e-book “Drinks por elas”, que apresenta 40 receitas de coquetéis, entre novos preparos e releituras, elaboradas por 40 mulheres bartenders.

Elas são educadoras, alunas e ex-alunas do programa Learning for Life, capacitação promovida pelo Instituto Diageo que profissionaliza, gratuitamente, pessoas acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade, para atuarem como bartenders no setor de bares, restaurantes e hospitalidade.

Iniciativa 

O livro é uma realização do Instituto Diageo, com apoio da marca de uísque Johnnie Walker, que tem o propósito de atuar em prol do progresso coletivo em questões como a promoção da representatividade feminina. Das 40 receitas, 34 são criações inéditas e 6 são reformulações criativas de coquetéis consagrados, como negroni, boulevardier, margarita, old fashioned e whiskey sour. Para fazer o download da publicação, basta acessar e fazer o cadastro no site Diageo Bar Academy: https://www.diageobaracademy.com/pt_br/assets/downloadable/drinks-por-elas .

“A publicação tem o objetivo de valorizar a presença e o talento das mulheres na coquetelaria, além de encorajar mais mulheres a ingressar na carreira de bartender, historicamente associada ao universo masculino. Nossa atuação em prol da equidade de gênero é contínua, vai desde a composição das turmas do Learning for Life, com igual quantidade de público feminino e masculino, até o ensino de disciplina específica sobre diversidade e combate ao assédio na carreira”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. 

Entre as 40 receitas, está a de Solange Barbosa, de Fortaleza (CE), formada no ano passado pelo Learning for Life. “Eu me sinto extremamente feliz. Nunca imaginei que poderia fazer um curso de bartender e muito menos ter uma receita minha publicada, divulgada. Ainda mais nesse mundo de bartenders em geral, onde a mulher ainda sofre preconceito. Estamos ganhando pouquinho a pouquinho esse mundo do bar, onde os homens imperam”, diz. Combinando vodka e o frescor de hortelã e frutas, como siriguela e cajá, Solange criou o coquetel “Arretada”, inspirado na mulher nordestina, “forte, decidida, sorridente, especial, única”, define a bartender. 

O Learning for Life é realizado no Brasil desde 2000 e já profissionalizou mais de 22 mil pessoas. Dessas, mais de 800 são do Ceará, onde a iniciativa é promovida desde 2012. O programa conta com o apoio da consultoria MSX International e com a parceria de instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento.