Itália importa 6,6 mil ton de rochas ornamentais via Pecém

rocha
A movimentação de rochas ornamentais via Porto do Pecém tem sido mais uma das apostas do complexo portuário e do polo de granito cearense Foto: Governo do Ceará

O navio Star Dalmatia, procedente do porto capixaba de Praia Mole, está atracado no berço 6 do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém desde a noite de domingo, 19 de janeiro, quando começaram a ser embarcadas 6.665 mil toneladas de rochas ornamentais, extraídas de municípios do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Ao todo serão carregados nos porões do navio, 229 blocos de granitos e mármores, que pesam em média 30 toneladas cada um. Por isso, os blocos que são transferidos dos caminhões para o navio passam por uma operação especialmente pensada para o embarque de rochas ornamentais.

“Essa é uma operação que envolve muitos profissionais, pois são grandes volumes que precisam ser movimentados com total atenção diante das dimensões e características desses blocos. Nosso trabalho é, portanto, garantir que o mármore e o granito extraído do solo cearense chegue em perfeito estado ao seu destino final”, diz José Alcântara Neto – Gerente de Operações do Complexo do Pecém.

O destino final das rochas cearenses é o porto Marina di Carrara, na Itália – país que é o principal comprador do mármore e do granito exportado através do Porto do Pecém. No ano passado, mais de 21 mil toneladas de rochas ornamentais seguiram do Ceará para o país europeu. O número é 5% superior ao volume registrado em 2018.

Primeiro de 2020

“Esse é apenas o primeiro embarque de rochas ornamentais que realizamos em 2020. Estamos começando esse novo ano de maneira muito positiva. Ou seja, a expectativa, especificamente para o setor de rochas ornamentais, é muito positiva. A movimentação desse tipo de carga só cresce e com a implantação da ZPE II teremos uma nova área para fortalecer ainda mais o setor”, diz Danilo Serpa – Presidente do Complexo do Pecém.

O navio Star Dalmatia deve desatracar do Porto do Pecém na noite desta terça-feira (21). Até o porto italiano de Marina di Carrara serão 12 dias de viagem. Da Itália o mármore e o granito produzidos no Ceará serão distribuídos para outros países da Europa, continente que concentra boa parte das rochas ornamentais transformadas, principalmente, em revestimento de prédios públicos e privados.

Tipos de rochas

Granito; pórfiro; basalto; arenito; quartzo (exceto areias naturais); quartzitos; pedras de cantaria ou de construção (exceto de ardósia); mármores; travertinos; granitos belgas e outras pedras calcárias são tipos de rochas ornamentais.