ZPE Ceará recebe selo verde do Ministério do Meio Ambiente

zpe
Sustentabilidade: a ZPE Ceará integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém

A sustentabilidade deveria ser regra para todas as empresas e instituições. O Ceará acaba de se destacar com ações nessa área.A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Estado recebeu o Selo Verde do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) às instituições públicas que aderem e implantam práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade socioambiental. O reconhecimento é referente ao ano de 2018, mas chegou agora.

O selo A3P é concedido anualmente pelo Ministério do Meio Ambiente às empresas que aderem e implantam o programa atendendo aos eixos temáticos propostos,demonstrando a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública e, em consequência, consegue reduzir seus gastos. Esses eixos são: Uso dos recursos naturais; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização dos servidores para a sustentabilidade; Compras sustentáveis; Construções sustentáveis; e Gestão de resíduos sólidos.

A diretora operacional da ZPE Ceará, Andréa Freitas, afirma que a certificação mostra o compromisso da empresa em gerar desenvolvimento para o Estado do Ceará, preservando o bem estar e a qualidade de vida da população. “Temos uma missão: gerar emprego e renda para a região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e, consequentemente, para o Ceará. Mas queremos e estamos fazendo isso de maneira consciente, preservando as boas práticas de sustentabilidade no nosso dia-a-dia, conscientizando os nossos colaboradores e a população com o objetivo de alcançar o progresso que almejamos” destaca a diretora.

As ações de sustentabilidade que trouxeram a certificação para a empresa foram: palestras de conscientização; treinamentos na área ambiental; programas de qualidade de vida do colaborador; campanhas do uso racional de papel e copos plásticos; conscientização do consumo de água e energia; além de um sistema de reutilização de água potável e coleta seletiva de resíduos sólidos.

De acordo com o gerente de meio ambiente da ZPE Ceará, Ademar Filho, “a redução de uso de copos plásticos foi de mais de 80%, também diminuímos o consumo de papel e plástico, estamos destinando corretamente pilhas e baterias, óleo de cozinha e realizando a compostagem do resíduo orgânico do refeitório da empresa, compras sustentáveis e atividades voltadas à educação ambiental com os colaboradores dentre outras ações. Estamos muito satisfeitos com esses resultados e esperamos colocar em prática mais projetos semelhantes a este e também estender as ações a todo o Complexo”, finaliza Ademar. Conforme o gerente, outras certificações no mesmo segmento estão no plano de ação da empresa. A ZPE Ceará faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – Cipp.