Vopak obtém melhor pontuação para instalar tancagem

cipp
O governo cearense vem buscando instalar o novo parque de tancagem no Pecém há alguns anos

A Vopak Brasil S.A. foi a empresa com a melhor pontuação no processo licitatório para implantar o novo parque de tancagem no Porto do Pecém e seu Retroporto no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

A companhia possui escritório principal em Santos e opera na indústria Armazenamento Geral. O governo cearense vem buscando instalar o novo parque de tancagem há alguns anos.

A Vopak Brasil foi estabelecida em 14 de Novembro de 1974 e é de origem holandesa, uma gigante do setor. Nas últimas demonstrações financeiras, a companhia reportou uma receita líquida de aumento das vendas de 9,79% em 2018. Os bens totais registaram um crescimento de 30,16% e a margem de lucro líquido de Vopak Brasil subiu 16% em 2018.

Com o resultado da Chamada Pública, e após o prazo de recursos previsto no edital, o Cipp irá prosseguir com assinatura do Termo de Compromisso com o proponente que obteve a pontuação mais elevada. Durante esse período, entretanto, o procedimento fica aberto a eventuais esclarecimentos de seu resultado.

Debora Memória, secretária Corporativa dos Conselhos de Administração e Assembleia Geral na Companhia do Cipp, ressalta que as duas propostas apresentadas no certame demonstraram muita qualidade das proponentes. Uma delas obteve uma pontuação maior, mas ainda há prazo para recurso, segundo ressalta. Até o prazo terminar, o Cipp não irá se manifestar de forma mais detalhada. A Transpetro/BR/Liquigás é a outra concorrente. O terminal portuário do Pecém é parceiro do Porto de Roterdã, da Holanda. A participação holandesa no Complexo envolve investimento de 30% nas ações do Cipp S.A., atuando também no conjunto das decisões estratégicas.