Fortaleza Airport é o 2º mais pontual do País e 11º no mundo

aero
Se olharmos o ranking considerando apenas os "pequenos" terminais no País, Fortaleza vem na liderança no Brasil, seguido pelo aeroporto de Curitiba Foto: Regina Carvalho

O Fortaleza Airport, administrado pela Fraport, alcançou o 11º lugar entre os aeroportos de pequeno porte mais pontuais do mundo em 2019. Em relação aos aeroportos brasileiros, o aeródromo cearense figura em segundo com 83,34% dos voos considerando chegada e partida operados no tempo previsto. Em primeiro lugar aparece Brasília, que está classificado como grande aeroporto em cobertura e nível de pontualidade de 85,40%.

Os menores

Mas, se olharmos os "pequenos" terminais no País, Fortaleza vem na liderança no Brasil, seguido pelo aeroporto de Curitiba. No ranking mundial entre os desta categoria, o aeroporto

ranking

de Fortaleza aparece na 11ª colocação, empatado com Kagoshima, no Japão, e o de Curitiba figura na 18ª colocação. O levantamento referente aos pequenos terminais considera aeroportos que contabilizam de 2,5 a 5 milhões de assentos por ano, 84,2% dos voos de chegada e partida foram operados em até 15 minutos após o horário programado.

Os rankings da The Punctuality League, baseados em 57,7 milhões de registros de voos, reúnem dados de 2019 para criar listas com os melhores desempenhos on-time (OTP) de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo. Também classificam os terminais de grandes e maiores do mundo. Os dados são da consultoria britânica OAG (Official Airline Guide).